Pensando Bem, com Sérgio Marcos - O Caminho de Deus


Quando Deus chama alguém, o chama para uma caminhada. Há um caminho chamado “O Caminho de Deus”. Ou você está nele, ou não está. Caminhos não foram feitos para que fiquemos parados, mas para que nos movimentemos, especialmente, pra frente.

Se você está andando para trás, ou parado, você não está no caminho, pois ele o leva do lugar onde você está para o lugar onde precisa ir. Isso é óbvio. O Caminho de Deus também é assim.

Todos queremos estar no caminho de Deus. Ninguém que se considere um cristão cogita a possibilidade de estar fora do caminho de Deus, mas a maioria pouco sabe sobre esse caminho.

O caminho de Deus é perfeito Deus é perfeito. Criou o Universo com perfeição. Se a distância entre a Terra e o sol fosse menor, morreríamos queimados. Se fosse maior, morreríamos congelados. Quem fez esse cálculo? Pense na força gravitacional. Se a massa do Planeta Terra fosse maior, nosso peso poderia chegar ao dobro do que é. Isso acarretaria problemas cárdio respiratórios como também artroses sérias. Se a massa fosse menor, poderíamos flutuar e os objetos não ficariam onde oscolocássemos. Quem fez esses cálculos? O Deus Perfeito!

“O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam” (Salmo 18:30). Quem quer que por ele ande, se aperfeiçoará. Se você percebe aperfeiçoamento moral, temperamental, social e espiritual em sua vida, está no caminho de Deus!

O caminho de Deus é uma pessoa “Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:5,6 ).

O caminho de Deus é uma pessoa. Estar no caminho de Deus implica em conhecer e reconhecer Jesus Cristo comoúnico e todo suficiente Salvador e Senhor, em nível pessoal. A partir de então, segui-lo em obediência a seus ensinos, sendo também cheio do Espírito Santo para que os frutos do Espírito e sua habitação em nós nos preserve neste bendito caminho, que Jesus chamou de “estreito” (Mateus 7:14).

É possível sair ou perder o caminho de Deus No meio evangélico há controvérsias sobre o assunto. É a velha história de “uma vez salvo, salvo para sempre”. No entanto, o ensino das escrituras é bem claro: se você entrou no caminho de Deus, não saia dele.

“E quando uma pessoa livrou-se dos caminhos pecaminosos do mundo ao aprender acerca do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e depois se deixou emaranhar pelo pecado e se tornou novamente escrava dele, está pior do que antes. Seria melhor nunca ter sabido nada acerca de Cristo, do que aprender a respeito dele e depois disso dar as costas aos mandamentos santos que lhe foram dados. 

Há um velho ditado assim: O cachorro volta ao que vomitou, e o porco é lavado apenas para voltar e revolver-se de novo na lama. Isto é o que acontece com aqueles que se voltam novamente para o seu próprio pecado” (2a Pedro 2:20 à 22).

Note que fica claro que, se você entrou neste caminho, precisa permanecer nele (João 15:6 – Hebreus 6:4 à 8). 

O caminho de Deus é para todos, mas não é para qualquer um Vejamos algumas características do caminho de Deus expostas na profecia de Isaías 35:8 à 10 (confira). É para todos porque é“um bom caminho, quem quer que por ele andar não errará, nem mesmo o louco”. Não é para qualquer um porque é um “caminho santo, e o imundo não passará por ele”. É um caminho seguro, pois “ali não haverá leão, animal feroz não passará por ele, nem se achará nele...” É um caminho para o seu “povo”, para “os remidos”, para “os resgatados”.

Pensando bem...

Se você está no caminho, não saia dele. Não pare. Siga em frente. Não olhe pra trás.

Se você saiu de caminho, volte, em nome de Jesus, volte hoje.

Se você ainda não entrou neste caminho de luz e de salvação, Deus te chama hoje. Venha em nome de Jesus!!

“O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam” (Salmo 18:30).