Comasa esclarece população sobre risco de contaminação da água por agrotóxicos


Uma reportagem divulgada esta semana alertou a população brasileira sobre os níveis de agrotóxicos que estariam contaminando a água em todo país. Diante do fato, a Comasa (Companhia Águas de Santa Rita), concessionária responsável pelo saneamento no município de Santa Rita do Passa Quatro, divulgou nota sobre a real situação, de acordo com os resultados das análises periódicas.

“Em decorrência do estudo publicado sobre ‘O retrato nacional da contaminação da água por agrotóxicos no Brasil’, a COMASA (Companhia Águas de SantaRita) esclarece que desde o início de sua operação na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, em junho de 2016, não registrou nenhuma anormalidade nas análises realizadas no grupo agrotóxicos. Todas as verificações realizadas na água obedecem aos parâmetros de qualidade da legislação brasileira, descritos no Anexo XX da Portaria da Consolidação no 5/2017, do Ministério da Saúde”, diz a nota. “Esclarecemos ainda que são realizadas 183 análises semestrais e mais 1.434 análises mensais, que aferem parâmetros de turbidez, cor, cloro, coliformes totais, metais, agrotóxicos, dentre outros exigidos pela Portaria. Outras 5.738 análises mensais são realizadas para verificar os parâmetros operacionais de eficiência do tratamento”, concluiu.

A nota é acompanhada de links que podem ser acessados para mais informações: https://bit.ly/2UvfZqc. Também napágina da Comansa na internet tem os resultados dos laudos.