ZPP Meio Ambiente - Terrenos Baldios. O cuidado é de todos.


Não é difícil encontrar terrenos baldios na cidade. E não há problema algum quando eles estão limpos e bem cuidados. A preocupação é necessária quando eles estão abandonados, com mato alto e, principalmente, sujos.

A responsabilidade por estes terrenos é do proprietário que deve garantir que ele não traga transtornos para a população que vive nas redondezas.

É grave o fato de que tornou-se comum ver terrenos baldios como locais de descarte incorreto de lixo. Isso faz com que eles virem lugar ideal para a procriação de baratas e ratos. Como consequência, animais peçonhentos – como cobras e escorpiões - são atraídos.

Com a chuva, o lixo acumulado juntamente com a água parada vira criadouro e facilita a reprodução do mosquito Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zica vírus.
Sujeira e abandono vão pesar no bolso se não acabarem

Terrenos baldios que estejam sujos e abandonados além de trazerem problemas pra população, podem gerar multa para o proprietário. A Prefeitura pode notificar o responsável pelo terreno que deve limpá-lo. Caso o terreno não seja limpo em sete dias, o proprietário é autuado e inicia-se um processo administrativo que culmina em multa.

Colabore e, se precisar, denuncie!

A melhor maneira de evitar problemas com terrenos baldios é fácil: mantendo-os limpos e bem cuidados. Se você évizinho de um, não descarte entulho, lixo ou móveis antigos nestes lugares. Se você é dono de um terreno, mantenha-o sempre o mato baixo e, se possível, cerque o local.






Se o terreno não for seu ou se vir algum terreno queofereça risco à população, você pode denunciar os mauscuidados do proprietário - mesmo que não o conheça.