ZPP Meio Ambiente: Reaproveite a água da chuva


O reaproveitamento da água da chuva é feito através do acúmulo e armazenagem da água da chuva para reutilização, antes que essa água chegue ao aquífero. A água reaproveitada pode ser usada como água potável para ingestão, água para rebanhos de animais, água para irrigação, assim como outros usos típicos da água.

Água de Chuva A água da chuva, coletada de telhados de casas e de instituições locais, pode ter uma contribuição importante para a disponibilização de água potável. A água da chuva pode suplementar o uso da água do subsolo e aumentar a quantidade de vegetação em áreas urbanas.

A água coletada do solo, às vezes de áreas que são preparadas exatamente para este fim, pode ser realizada comum mínimo de preparação – muitas vezes, em alguns locais muito secos, a água da chuva pode se tornar a única fonte de água disponível, tanto física quanto economicamente.

Os sistemas de coleta de água da chuva podem ser construídos de materiais locais de baixo custo, e são bastante bem sucedidos na maioria dos locais onde são implantados. A água recolhida dos telhados de casas e outros locais pode nem sempre ser potável e requer certo tratamento antes de poder ser utilizada. Mesmo na irrigação a água da chuva que corre pelos telhados pode carregar poluentes, assim como mercúrio de prédios em que haja lareiras, ou mesmo fezes de pássaros.

Aproveitamento da Água da Chuva Apesar disso, mesmo que a água recolhida destes telhados não seja completamente potável para o consumo de seres humanos, ela ainda pode ser usada como fonte de água para as descargas de vasos sanitários, para a lavagem de roupas, para a rega de jardins e até mesmo para lavar o carro. Apenas com estes usos, a quantidade de água potável usada cai pela metade com este tipo de reaproveitamento.

Sistemas de recolhimento de água, como cisternas, são apropriados para locais que fiquem em áreas com uma média de chuvas que seja maior do que 200 milímetros por ano, e que não tenham nenhuma outra fonte de água.

Quando os tanques de recolhimento estiverem cheios, seu excesso pode ser usado para reabastecer Aquíferos em um processo chamado recarga de água subterrânea. Nem sempre o processo de recolhimento de água e de reabastecimento de aquíferos estão ligados, sendo que o primeiro pode ocorrer sem o segundo.

Há diversos tipos de sistemas de abastecimento de água, indo desde sistemas bastante simples e caseiros até sistemas industriais bastante complexos. A quantidade de água que pode ser recolhida através de cada sistema depende da área onde o sistema está sendo aplicado, da sua eficiência como sistema e da intensidade e frequênciada chuva.

Os tanques de armazenamento de água da chuva devem estar sempre bem cobertos e selados, para evitar a criação de ninhos de larvas de mosquitos, que podem carregar doenças sérias como a dengue.