Santarritense portadora de Fibromialgia luta para conquistar direitos de filas e estacionamentos especiais


A santarritense Cássia Félix, 32 anos moradora de Porto Ferreira, está lutando para conquistar alguns direitos para pessoas que tenham o diagnóstico da doença.

Na última quinta feira (14) entregou o projeto de lei de filas e estacionamentos especiais e o dia de conscientização da fibromialgia ao vereador Sérgio Rodrigo de Oliveira (DEM), que irá apresentar na sessão da Câmara Municipal.

Cássia é representante da Anfibro - Associação Nacional de Fibromialgicos e Portadores de Doenças Crônicas, a Anfibro nasceu de um grupo de Portadores da doença, a sede é em Rio Grande do Sul, mas se espalhou em vários estados do País.

Ela conta que aproximadamente 4 anos depois de passar por inúmeros médicos foi diagnosticada com fibromialgia, "foi um susto porque nunca havia ouvido falar dessa doença".

Também contou a nossa reportagem que já ficou 15 dias seguidos sem dormir, e já teve dores surreais, inclusive perdeu parte do movimento do braço esquerdo (já recuperado), "precisei pedir demissão por não conseguir administrar as dores, tive vontade de sumir entre tantas outras coisas que a Fibromialgia provoca." A votação do projeto de lei será no próximo dia 25, às 19h na câmara municipal de Porto Ferreira.

O QUE É FIBROMIALGIA?

Fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

FIBROMIALGIA E SEUS DIREITOS.

O portador da fibromialgia que estiver afastado do serviço por mais de 15 dias pode solicitar diretamente ao INSS seu auxílio-doença.

APOSENTADORIA

Os processos continuam parecidos quando se trata de aposentadoria por invalidez, mas algumas coisinhas mudam um pouco. Diferente do pedido por auxílio-doença, você precisa estar afastado permanentemente do trabalho por causa da fibromialgia para ter a aposentadoria pelo INSS.