Santa Rita sediou a V Credenciadora Mista ao Freio de Ouro


Desde sexta-feira, 22 de março, a programação que envolve o Cavalo Crioulo começou a ser executada no Estado de São Paulo, em Santa Rita do Passa Quatro. Além de Credenciadora Mista, o Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos realiza até domingo, 24 de março, Doma de Ouro, Freio Jovem, Freio do Proprietário e Paleteada, na Estância Tamareira.

De acordo com o Analista de Expansão da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Gérson de Medeiros, que está em Santa Rita do Passa Quatro, 19 animais foram inscritos para a Credencia- dora Mista. Na Doma, 22 vão correr a prova, enquanto Freio do Proprietário e Freio Jovem reúnem 14 participantes. “E vamos ter uma Paleteada oficial, no domingo à tarde, e esperamos em torno de 15 duplas”, adianta.

Em Santa Rita é recorrente a boa presença de público, que é adepta de provas funcionais, de acordo com Gérson de Medeiros. “Aqui é uma região muito forte de Team Penning e Ranch Sorting. E fica próximo a Barretos, uma região que é muito do cavalo e do rodeio. Então a expectativa do público é bastante grande em relação ao usuário de cavalo que vem conhecer animais de ponta, que correm a nossa principal ferramenta de seleção que é o Freio de Ouro, além dos amadores”, disse.

Os jurados são Ricardo Guazzelli Martins e Thiago Persici, e o técnico responsável é Frederico Vieira Araujo, credenciado à ABCCC.