Santa Rita sedia na Estância Tamareira mais uma etapa da Credenciadora ao Freio de Ouro


Até o final do mês de março, sete credenciadoras ao Freio de Ouro realizam etapas no Rio Grande do Sul. São Paulo também vai sediar um evento e ele acontecerá em Santa Rita do Passa Quatro, na Estância Tamareira.

As etapas, organizadas pelos Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos, são o pontapé inicial para que os competidores da modalidade concorram às 96 vagas que levam até a final, que acontece entre os dias 22 e 25 de agosto. Cada credenciadora seleciona quatro machos e quatro fêmeas melhores pontuados para as classificatórias ao Freio que, neste ano, serão divididas em sete provas.

Uma das mudanças para o ciclo 2019 é o número na seleção de vagas para as semifinais realizadas em território brasileiro, habilitando16 classificados, desde que estes atinjam a pontuação total mínima de 18 pontos. A primeira classificatória da temporada aconteceu no final de semana, em Jesús Maria, na Argentina, selecionando oito competidores que entram na pista da Expointer em agosto.

As credenciadoras de Esteio e Pelotas aconteceram no dia 13. São Gabriel e São Sepé realizaram etapas no dia 15. No dia 22, as credenciadoras de Santa Cruz do Sul, Viamão e de Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo também estarão realizando. A agenda de março encerra no dia 28, com a credenciadora de Santana do Livramento.