Notícias da Estrela


FUTEBOL I – Tivemos mais um encontro com uma equipe de Santa Cruz das Palmeiras, no fim de semana passada aqui no Estádio Júlio Gonçalves de Campos. O placar foi adverso a nossa equipe que jogou desfalcada de oito titulares, devido a contusões e também por se tratar de um domingo de carnaval. Sendo que alguns atletas participaram dos festejos carnavalescos de algumas cidades vizinhas, e por este motivo assinaram a ausência no Estádio.

FUTEBOL II – Também não houve atividades do Futebol Nota 10. Motivo: o feriado carnavalesco. Tá ai um caso a pensar, alguns integrantes do Futebol Nota 10 participaram de um retiro nesta época, que tal pensar em fazer este retiro aqui no Distrito, com atividades que possam agradar tanto a vocês quanto a nossa petizada?

PRAÇA MOSCOPP - Estamos aguardando o início da restauração do local, começando por uma boa iluminação. O ano passado saiu notícias que isto ocorrerá, mas infelizmente não temos mais notícias nem datas.

RODOVIA TAMBAÚ – ESTRELA – Devido as chuvas deste período o acostamento está em alguns trechos danificados, apresentando riscos aos que precisam e são obrigados a utilizá-lo, como também em algumas partes, que está obstruído por entulhos, etc...

PORTO FERREIRA – SANTA CRUZ DA ESTRELA – Está na hora das nossas autoridades acertarem esta informação na placa em Porto Ferreira, pois quem vem pra cá tem como informação BREJÃO. Não precisa tirar o BREJÃO da informação, mas é necessário colocar SANTA CRUZ DA ESTRELA.

TURISMO – Muito importante ver a quantidade de turistas que visitam o nosso Distrito. Ver o movimento que translada por aqui no fim de semana e feriados. Infelizmente o nosso polo turístico não sabe do potencial que possui em mãos. Uma vez Tambaú brigou pela posse deste Distrito, teve a intenção de agregar este local a sua comarca.

Mas Santa Rita aí viu o valor que temos, este torrão que possui 84 km quadrados, com vários atrativos turísticos, camuflados, escondidos. Não sabem do potencial histórico que possui este tesouro à lapidar. Houve uma época que os próprios moradores pensaram em obter a autonomia, em emancipar.

AH!!! SANTA RITA – Precisa valorizar seu povo, seu território, sua história, seu legado.

REFLEXÃO - Não me contive e passei para a reflexão.

Cada feriado que aqui passo, mais e mais vou descobrindo, o valor deste local, pois Santa Cruz da Estrela mora no coração dos que aqui passaram.

A) - Há pouco tempo estive na praça conversando com uma antiga professora deste Distrito, que trouxe filhos e netos, para reverem este lugar, e presenciei lagrimas em seus olhos ao narrar fatos daqui.

B) – Estive proseando com um padre em visita, ele que chegou a acompanhar o Padre Donizetti em missas aqui na Estrela. 

C) – Outra vez encontrei um casal de escritores que vieram do Distrito Federal, conhecer este lugar, pra verem a casa do Zequinha de Abreu, a mesma que tombaram literalmente, quer dizer, destruíram, e me falaram que o mesmo professor de piano do Zequinha de Abreu também administrou aulas ao Padre Donizetti.

D) - Estive por outra feita proseando com o dono da gravadora Chantecler, que possui uma fazenda em nosso distrito, ele que vinha aqui de avião, e aterrissava em sua fazenda.

E) - De outra feita, fui informado por documentos que o filho de um fazendeiro da Estrela, foi um dos fundadores do Clube Internacional de Porto Alegre.

F) – Bem, mais e mais histórias vieram acalentar a minha sede de saber deste local que foi berço de meus antepassados,onde minha avô que nasceu aqui em 1902 foi batizada, onde seu pai meu bisavô, foi vítima de febre amarela e sepultado em umcemitério que há pouco tempo a usina com a sua sede econô-mica destruiu tudo sem se preocupar com o valor sentimental de nossa gente.

MAIS E MAIS TEREI PRA CONTAR...

E COMO GOSTARIA DE ASSIM FAZER PARA QUE NOSSA HIS-TÓRIA DE VIDA, NÃO VENHA PERECER NO ESQUECIMENTO DE UM POVO QUE PODERÁ FICAR SEM PASSADO.