F1 in Schools leva tecnologia e empreendedorismo para as salas de aula


A Fórmula 1 esteve presente na Campus Party 2019. Através do programa F1 in Schools, que conta com parcerias como a Zoom, organização educacional. E a Projetando o Futuro, iniciativa, design e empreendedorismo podem ser levadas para as escolas.

A ideia é bem simples, mas que exige muito dos alunos. Através do programa, os jovens são desafiados a criarem uma escuderia. E, assim, utilizarem diversos recursos e aplicar conhecimentos em vários elementos, que incluem o design, a construção de um protótipo, e elementos de gestão e marketing.

O projeto é aberto para jovens de idade escolar entre 12 e 19 anos. Assim sendo, grupos com seis alunos são formados. E, a partir de um processo, que envolve treinamento de professores, definição de nome de escuderia, desenvolvimento do logo, e criação de um plano de negócios, protótipos vão sendo definidos. Enquanto a equipe é gerenciada, podendo chegar a finais nacionais do projeto. Ou na final mundial, que é realizada durante o final de semana do GP de Abu Dhabi. Local onde acontece a última corrida da temporada da Fórmula 1.

Conversando com os representantes no estande do projeto na Campus Party, foi explicado que, surpreendentemente, o projeto oferece muito mais do que “desenvolver um bom protótipo”. Se trata de um projeto multidisciplinar. Que leva os alunos a se desenvolverem em campos como a arte, matemática, química, física, português, inglês, e comunicação. Além do acesso a tecnologias como o desenvolvimento em AutoDesk, impressão 3D, ou conhecimento do sistema de eixos e rolamentos.

O projeto, apesar de oferecer vagas para uma competição internacional, prepara o aluno envolvido para o planejamento e desenvolvimento de carreiras. Seja no empreendedorismo, ou na busca por uma melhor qualificação profissional, os alunos podem se aproximar de empresas. Ou chamar atenção de alguma. Conquistando assim, uma perspectiva de um futuro melhor.

É possível encontrar maiores informações a respeito da F1 in Schools no site da Zoom (https://zoom.education/f1inschools/), ou no site global do projeto, o F1 in Schools Global (https://www.f1inschools.com). Alunos de escolas da rede pública ou particular podem participar. Com o regulamento e a pré-matrícula podendo ser acessados no site do projeto.