ZPP Meio Ambiente: A importância da chuva para o meio ambiente


Não apenas os sapos deveriam demonstrar alegria quando chove. A importância da chuva é evidente, pois ela é fundamental para a vida no planeta e traz benefícios diretos a todos os seres vivos e ao meio ambiente, por ser fonte de água.

Algumas vezes, porque é final de semana ou porque nos programamos para ir à praia (entre outros motivos), torcemos para que não chova, não é mesmo? No entanto, é sempre bom lembrar que, principalmente no verão ou nos dias de estiagem, qualquer chuvinha é bem-vinda.

Chuva é fonte de água O principal motivo pelo qual a chuva é importante está no fato de ela ser fonte de água, líquido precioso e indispensável à vida. Os estudos geo ambientais divergem um pouco sobre a quantidade de água doce disponível para o consumo no planeta, mas é consenso que esse índice é baixo. Estima-se que aproximadamente apenas 0,3% de todo o recurso hídrico do planeta esteja a fácil acesso, em rios e lagos.

Quando se pensa na necessidade da água, é importante lembrar que ela não serve apenas para beber, tomar banho ou regar as plantas. A água é produto indispensável para a agricultura, a indústria e a agropecuária. Por isso, nossa alimentação é dependente direta da água.

Na agricultura, por exemplo, são raríssimos os cultivos que não exigem quantidades razoáveis de água boa. A falta dela pode ocasionar graves problemas na cadeia alimentar e desequilibrar seriamente os ecossistemas. Quando for ao mercado ou à feira para comprar alimentos, lembre-se disso.