Em entrevista, Prefeito Leandro faz balanço de 2018 e revela metas para 2019


Através de entrevista exclusiva para o Jornal O Santarritense, o prefeito Leandro Luciano dos Santos falou sobre sua administração em 2018, e os projetos para 2019. Confira:

Jornal O Santarritense – Como foi para a Administração Municipal o ano de 2018?

Prefeito Leandro Luciano dos Santos – Foi um ano de desafios, mas principalmente de muitos avanços, especialmente no que se refere ao desenvolvimento da nossa cidade. Em 2018 eu cheguei à vice-presidência da Aprecesp, que é a associação que representa as 70 estâncias turísticas do Estado de São Paulo, cargo que me abriu muitas portas tanto no governo Estadual como Federal. 

Quando se representa um município, você é pequeno e não tem tanto peso nas reivindicações, mas quando você representa 70 municípios, a realidade é outra, você passa a ser notado e, claro que isso traz resultados positivos. Para Santa Rita, conseguimos recursos para obras, para compra de novosveículos, beneficiando especialmente a saúde. 

Também enfrentamos a crise econômica dos últimos anos com planejamento e encerramos o ano com os pagamentos em dia. Comemoramos mais um ano de parceira com a iniciativa privada, no setor de saneamento, com grandes investimentos em água e esgoto, que significam saúde para a nossa população. 

Em 2018, Santa Rita também foi destaque na imprensa como o segundo município com maior geração de empregos no primeiro semestre de toda região de São Carlos (Central), segundo dados do Caged, que é um órgão do Ministério do Trabalho. Parte desse resultado é graças ao nosso empenho na busca pelo desenvolvimento, com incentivo à produção local.

J.O.S. - Até o momento, qual foi a principal marca de sua gestão?

Prefeito Leandro – Creio que as palavras trabalho e parceria são as que mais representam nossa gestão. Trabalho porque, evidentemente, é o que mais precisamos para alcançar nosso objetivo, que é deixar uma Santa Rita ainda melhor para as gerações futuras. 

E parceria, porque é um tendência seguida pelos principais gestores do Brasil, que buscam apoio na iniciativa privada para realizações.Aqui nós firmamos parcerias público-privadas para obras, como por exemplo a reforma do banheiro na praça do Rosário, a construção de uma praça no São Luiz e agora também a reforma da UBS José Rodrigues Palhares, todas realizadas com recursos e mão de obra de empresas que atuam no município. Estamos firmando mais parcerias para novas realizações futuras.

J.O.S. - E os momentos mais difíceis de 2018?

Prefeito Leandro – A maior dificuldade para um gestor é, sem dúvida, o efeito surpresa. Ou seja, quando você é surpreendido por uma situação inesperada, que quebra o seu planejamento, o que sempre foi superado com o empenho e a dedicação de nossa equipe.

J.O.S. - 2019 vai ser um ano de aperto econômico? Se for, há projetos novos ou a prioridade é a conclusão do que está em andamento?

Prefeito Leandro – Estamos nesse aperto econômico desde o início da nossa primeira gestão. Ano a ano a arrecadação é cada vez menor e as obrigações do município são maiores. Felizmente, fizemos nossa lição de casa em 2015, com medidas de impacto, e hoje estamos trabalhando em uma situação de equilíbrio. A grande imprensa divulgou em dezembro que um terço dos municípios brasileiros fechou o ano no vermelho, não conseguindo nem mesmo honrar com o 13o salário dos seus servidores. 

Nós, graças a Deus e com muito trabalho, fechamos o ano com as contas e dia, como já disse anteriormente, o que não quer dizer que podemos relaxar. Isso jamais. Nosso objetivo é entregar ao sucessor, em 2021, uma prefeitura saudável financeiramente e bem estruturada, com frota e equipamentos em condições de funcionamento, além das muitas obras concluídas. 

Para isso, evidentemente, continuaremos a trabalhar com austeridade e planejamento. Com relação às obras, vamos concluir as que estão em andamento e pretendemos iniciar outras. Mas dentro de nossa política de austeridade e compromisso com a cidade, apenas iniciamos uma nova obra com o recurso devidamente aprovado. 

Nossa maior fonte para busca de recursos é o Dadetur, que é o Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias de Municípios Turísticos. Esses recursos são exclusivamente para projetos visando o desenvolvimento turístico.

J.O.S. – Já tem data para a entrega das chaves das 206 casas do novo Conjunto Habitacional?

Prefeito Leandro – O contrato da empresa contratada para concluir as obras édeumano. A Ordem de Serviços foi assinada pelo presidente da CDHU no dia 25 de outubro, porém nossa expectativa é que as casas fiquem prontas antes, para que finalmente as famílias sorteadas possam receber as chaves.

J.O.S. – Muitas obras estão em andamento em nossa cidade. Já tem prazo de entrega de algumas?

Prefeito Leandro – O Ginásio de Esportes vai entrar em sua terceira e última etapa das obras. Esta é a mais curta, então esperamos entregar esta obra em breve. Temos também a restauração do prédio centenário da antiga delegacia, com expectativa de conclusão também para este ano. Outra em andamento que deve ser concluída atéo final de 2019 é a reforma do Cristo Redentor. 

Ainda temos obras que devem iniciar em breve, como reforma do galpão no Clube de Campo, que vai se tornar um lindo espaço de eventos, o novo portal na saída para Tambaú, a reforma do Centro de Lazer do Trabalhador, além da reforma da UBS José Rodrigues Palhares.

J.O.S. - E do ponto de vista nacional, quais as suas expectativas para 2019?

Prefeito Leandro – Como sabemos, as últimas eleições mudaram o cenário político brasileiro e claro que haverá mudanças. Nossa expectativa é de que essas mu- danças sejam para melhor. Esperamos que a economia volte a se aquecer e que os municípios tenham mais participação na divisão de recursos. 

Também temos boas expectativas com relação ao governo do Estado, especialmente agora que assumo a presidência da Aprecesp. Temos também o grande apoio de deputados tanto na esfera estadual como na federal. Junto ao Governo do Estado, temos o deputado Roquinho que já tradicionalmente nos ajuda e também poderemos também contar com o apoio do presidente da Assembleia, Cauê Macris. Junto ao governo Federal, nosso maior apoio sempre foi do deputado Carlos Sampaio, que é o que mais ajudou Santa Rita e vai continuar nos ajudando.

J.O.S. - Fique à vontade para usar este espaço para outras declarações.

Prefeito Leandro – Quero agradecer o espaço que o Jornal O Santarritense está me dando neste momento, onde pude explanar algumas metas para 2019. Muito obrigado.