Delegado Responde - Registros policiais da semana


JORNAL O SANTARRITENSE - Dr. Domingos, consta que esta semana foi mais tranquila em nossa Estância Climática. Foi mesmo?

DR. DOMINGOS ANTONIO DE MATTOS - De fato, apesar de novos registros de furtos em nossa cidade, foi uma semana mais tranquila no que tange ao número de ocorrências registradas.

J.O.S. - Soubemos que na semana passada, a equipe de Santa Rita do Passa Quatro estava empenhada no município de Porto Ferreira, junto à Central de Flagrantes. Poderia nos falar sobre os acontecimentos?

DR. DOMINGOS - A nossa equipe estava escalada junto ao Plantão, sendo que, de relevância, podemos citar a autuação de dois indivíduos pelo crime de tráfico de drogas e o registro de mais uma violência doméstica. Os flagrantes são da área do município de Porto Ferreira e a violência doméstica ocorreu em nossa cidade.

J.O.S. - Pois bem. Sobre a violência doméstica, poderia falar a respeito?

DR. DOMINGOS - Trata-se de fato ocorrido na área rural desta cidade, onde a vítima, após ser agredida pelo seu companheiro, acionou a Polícia Militar. Com a chegada da viatura policial no local dos fatos, o agressor empreendeu fuga.

Após ser submetida à exame de corpo de delito, foi a vítima apresentada junto ao plantão policial, onde um boletim de ocorrência foi elaborado e a nós encaminhado, visando a instauração de Inquérito Policial para a apuração de crime de lesão corporal dolosa, praticada em ambiente doméstico e o de descumprimento de medida protetiva, vez que há em vigor referida cautelar, deferida pelo Juízo de Direito de Tambaú, em relação à fatos ocorridos em outras oportunidades.

J.O.S. - E quanto aos flagrantes de tráfico de drogas?

DR. DOMINGOS - Ocorrências singulares, haja vista que as duas autuações, apesar do lapso de aproximadamente 24 horas entre elas, teve como palco o mesmo local. Na madrugada de sexta para sábado, policiais militares avistaram um indivíduo, em atitude suspeita, nas imediações do acesso à passarela situada entre os bairros Jardim Anezia e Aguas Claras. 

Procedida a abordagem, com o indivíduo foram encontradas drogas tendo este confessado a prática do delito. Conduzido perante à Autoridade Policial, foi autuado em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Drogas e encaminhado à Cadeia de Pirassununga onde, no dia seguinte, foi apresentado no Plantão Judiciário para a realização de audiência de custódia, onde a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva e o indivíduo encaminhado à Penitenciária de Araraquara/SP.

J.O.S. - E quanto ao segundo flagrante?

DR. DOMINGOS - Como eu citei anteriormente, cerca de 24 horas após o registro de um flagrante de tráfico, Policiais Militares de Porto Ferreira/SP, já com o conhecimento de que o local é usado para a traficância, diligenciavam nas imediações, onde conseguiram vislumbrar o momento em que um indivíduo vendia drogas aos ocupantes de um veículo Corsa, de cor branca. Iniciados os procedimentos para a abordagem, o veículo Corsa saiu do local em alta velocidade, impedindo a sua abordagem, o que não ocorreu com o indivíduo avistado anteriormente. 

Na abordagem, citado rapaz indicou o local onde a droga ficava guardada para ser vendida, a saber, no chão, enterrada rente a um muro, onde os policiais apreenderam mais de 100 “eppendorfs” contendo cocaína. Da mesma forma, o indivíduo foi autuado em flagrante, recolhido à Cadeia de Pirassununga e apresentado para Audiência de Custódia, onde sua prisão foi mantida sendo encaminhado, também, à Penitenciária de Araraquara/SP.