Cinco coisas que você deveria ter muito cuidado antes de compartilhar na Internet


Em tempos de redes sociais e suas muitas possibilidades, o ser humano, em geral, criou um gosto interessante em compartilhar praticamente de tudo. Seu estilo de vida, seu trabalho, seus passeios, amigos e viagens. Tudo, que antes era reservado aos álbuns apresentados para amigos, agora é compartilhado (e curtido) por milhares de pessoas.

E, se milhares de pessoas veem tudo o que a gente faz, que tal um pouco de cuidado? Pois nunca podemos esquecer de que estamos em um mundo com pessoas má intencionadas. Então, todo cuidado é pouco. Para que você continue compartilhando o que gosta, mas sem dar brechas para pessoas ruins, fique de olho nestas dicas que separei pra você.

Ingressos de shows: Sim, queremos mostrar pra todos o ingresso do show tão aguardado. Mas, você sabia que o código de barras que o acompanha pode ser copiado e outra pessoa ir ao evento no seu lugar? Se você quiser realmente mostrar seu ingresso, use um app de edição e esconda, de alguma maneira o código de barras, assim como os números que o acompanham.

Cartão de Crédito: Se o ingresso de show pode ser compartilhado, com ressalvas, cartão de crédito nunca, jamais, deve ser apresentado em público. Os cartões oferecem informações que, se visto por pessoas má intencionadas, podem ser usados pra fazer compras sem o seu consentimento.

Cartão de embarque: Em dias que temos mais pessoas viajando, é bem comum ter fotos com cartões de embarque publicados em rede social. O problema é que, assim como o ingresso de um show, os cartões contam com informações que não deveriam ser vistos por qualquer pessoa. “Com apenas o sobrenome e o número do localizador de registros, é possível obter informações como o número de telefone de alguém e os futuros voos que eles reservaram. Além disso, permite o acesso de alguém para entrar e alterar seus lugares, bem como cancelar qualquer voo futuro”, explica o site How to Geek.

Fotos de criança com localização ou uniforme escolar: Queremos proteger nossas crianças, e evitar mostrar onde elas estão, ou o uniforme escolar, que confirma a escola que ela sempre está durante a semana, é uma ótima maneira de cuidar delas. Cada vez mais, criminosos usam redes sociais para escolher e monitorar seus alvos. E podem se aproveitar da vulnerabilidade de uma criança para efetuarem seus crimes.

Mesa de trabalho: Outra coisa que todos gostam de compartilhar, a mesa de trabalho diz muito sobre as pessoas. Entretanto, é preciso tomar cuidado com informações vitais que possam ser compartilhadas sem querer. Papéis com senhas, boletos, documentos e qualquer outro elemento comprometedor não podem aparecer nunca nestas fotos.