Cultura em 2018: Mais um ano repleto de atrações no município


O setor cultural foi movimentado no ano de 2018 em Santa Rita do Passa Quatro. A Prefeitura Municipal, o principal provedor de cultura na cidade, promoveu ações e eventos todos os meses do ano, com atividades que vão desde comemorações tradicionais, como os festivais italiano e Zequinha de Abreu e aniversário da cidade, até promoções esporádicas.

A razão de tanto trabalho e sucesso foram as parcerias firmadas pelo Departamento Municipal de Cultura e Turismo, com entidades como Sesc-SP e APAA, e programas como o ProAc. Confira a seguir um resumo, mês a mês do que aconteceu na cultura local.

JANEIRO – O primeiro mês do ano foi de planejamento de eventos como Carnaval e Festa Italiana, com reuniões entre os organizadores.

FEVEREIRO - Santacarnafolia 2018, o carnaval santa-ritense, aconteceu na Praça Poeta Mário Matoso, ao som das tradicionais marchinhas e demais estilos musicais.

MARÇO – Circuito Cultural Paulista 2018 teve sua primeira atração no município, na Praça Poeta Mário Mattoso, com o “Circo na Praça”, do Palhaço Fusquinha e o espetáculo “Ôtovinu!”.

ABRIL – Santa Rita voltou a receber o Circuito Sesc de Artes com atrações de dança, circo, música, literatura, cinema e artes visuais. A cidade recebeu também mais uma atração do Circuito Cultural Paulista, com o teatro infantil “Em Busca Do Snark Invisível”.

MAIO – Omêsquea cidade completou 158 anos foi de festa com vários eventos como o 2o Encontro de Ferreomodelismo, parceria com Associação de Ferreomodelismo, o 1o Encontro de Clássicos e Antigos, da Associação Loucos Por Clássicos. A 2a Antologia da Academia Santarritense de Letras e a 14a Exposição Nacional de Orquídeas, do Núcleo Orquidófilo Santarritense. 

Também aconteceram shows musicais com as bandas Smool e Marília Gabriela (São Paulo).O tradicional desfile cívico, Banda Municipal Zequinha de Abreu, a peça teatral “Caravela da Ilusão”, completaram a programação do mês.

JUNHO – O mês começou com aniversário de Santa Cruz da Estrela. A programação continuou com a peça teatral “Histórias de um Boneco Pinóquio”, da Cia. Cultural Atos & Cenas, exposição fotográfica “África em Nós”, da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias (ACGE) e Oficina Cultural “Ligados em Animação - Stop Motion”, do MIS.

JULHO – O mês de férias abrigou o 26o Festival de Tradições Italianas, reunindo música, dança e o melhor da gastronomia típica do país homenageado, e o 3o Estação Rock.

AGOSTO – Mais uma parceria com o Salão de Humor de Piracicaba, trouxe a exposição “Batom, Lápis & TPM”. A cidade também recebeu o espetáculo de Circo “IrmãosZíngaros”, da Cia. de Circo Delírio e a comédia stand up Comediologia, com André Massa.

SETEMBRO – O mês doaniversário de Zequinha de Abreu contou com mais um festival em sua homenagem. Em sua 57a edição, evento aconteceu durante setembro. Camerata Darcos, Quarteto Pizindim, grupo Retrato Brasileiro e grupo Choro da Casa, estiveram entre as atrações.

OUTUBRO – A peça teatral “Sobre Ratos e Homens”, de John Steinbeck, a voltado stand up Comediologia e o espetáculo teatral infantil “João e o Pé de Feijão”, foram as atrações do mês.

NOVEMBRO – O espetáculo de dança “Ziggy - Tributo a David Bowie”, da Cia Cisne Negro, E a 6a Semana do Músico e Medalha Professor Octavio Bueno de Camargo, com apresentações musicais e homenagens, foram as atrações do mês.

DEZEMBRO – Com a chegada do Papai Noel, foi realizada a edição 2018 do Natal Iluminado, com atrações culturais até este sábado, o dia 23 de dezembro, todas as noites na Praça do Rosário.2019 – O Departamento Municipal de Cultura e Turismo já preparou um calendário de eventos para o ano todo, com expectativa de muitos eventos.