Vacinação contra raiva na Zona Rural segue até o dia 24/11


Começa neste sábado (10/11) a campanha de vacinação antirrábica para a Zona Rural de Santa Rita do Passa Quatro. A expectativa é de que até o dia 24 de novembro, todas as propriedades rurais do município sejam visitadas pelo Serviço de Controle de Zoonoses, do Departamento Municipal de Saúde, para vacinação de cães e gatos. A solicitação é que os proprietários deixem as porteiras abertas, facilitando o acesso.

A campanha na área urbana e no distrito de Santa Cruz da Estrela aconteceu no dia 21/10, quando a população teve a oportunidade levar seus cães e gatos em um dos 12 pontos de vacinação espalhados pela cidade.

A campanha acontece em parceria com o curso de Medicina Veterinária da Universidade Brasil, de Descalvado. As vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde (MS) e a expectativa é de que cerca de 7 mil animais sejam vacinados no município em toda campanha.

RAIVA A raiva é uma doença transmissível entre animais e também do animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, desde 1981 não há registro de casos de transmissão da doença a seres humanos por cães ou gatos.