O Youtube começou a disponibilizar filmes gratuitos com anúncios em sua rede


Algo comum na nossa realidade, os filmes por streaming, de serviços como a Netflix ou a Amazon Prime Video, fizeram as locadoras se transformarem em coisa do passado, levando para alguns cliques a possibilidade de assistir filmes e séries, mediante a assinatura, ou a compra do conteúdo digital.

O Youtube, que sempre recebeu vídeos das mais variadas formas, legais ou não, já havia, há algum tempo, disponibilizado aluguel de filme em seu serviço. Mas, agora, eles deram um novo passo. Primeiro com o Youtube Premium, serviço pago que dá ao assinante vídeos sem anúncios, além de conteúdos exclusivos.

E, agora, com a disponibilizade de filmes gratuitos. É só entrar no site, ou acessar o aplicativo, e ver os filmes disponíveis. Por enquanto, o formato ainda não funciona no Brasil, uma vez que as muitas produtoras contam com inúmeras questões contratuais de distribuição, o que impede que o serviço seja global, mesmo se este for o interesse do Google, proprietário do Youtube.

Os filmes, que contam com opções no catálogo como "Legalmente Loira" ou "Rocky - Um Lutador", são exibidos com anúncios, assim como acontecia na época da televisão. Os anúncios online sempre serão motivo de discussão, mas, enquanto fornecerem receita para quem produz conteúdo, seguirão existindo, e com novos recursos. Inclusive, anúncios em filmes do Youtube podem abrir espaço para novos e diferentes anunciantes.

A Sony já tentou fazer algo neste sentido, com o Crackle. O serviço, gratuito, oferece filmes do catálogo da produtora, mas não embalou, devido a seu catálogo simplório, e a explosão da Netflix em sua época de lançamento, por volta de 2012. Agora é ver o que o Google consegue fazer neste sentido: se conseguirá revolucionar o meio de se consumir filmes online, ou se experimentará um fracasso nessa aventura.