Aluna da Cooperativa de Ensino Santa Rita conquista o 4o lugar no Projeto EPTV na escola - 2018


A Cooperativa de Ensino Santa Rita, por mais um ano, esteve entre os dez primeiros colocados do Projeto EPTV na escola; desta vez, com o texto da aluna Amanda Midori da Silva Nakao, “Para além das estrelas”, conquistou o 4o lugar.

A edição EPTV na escola 2018 teve como tema “Minhavocação e o propósito de minha vida”, uma reflexão para além da escolha profissional, pois estimulou a descoberta de habilidades, interesses e valores, ajudando os jovens em uma tomada de decisão mais consciente. Além disso, contou com 41 cidades da região e a produção de mais de 16 mil redações feitas por alunos do 9o ano do Ensino Fundamental.

A seleção dos semifinalistas foi realizada por meio de umacomissão de jornalistas e organizadores do projeto. Nessa etapa, cada cidade participante teve, pelo menos, uma redação selecionada. Em seguida, representantes da emissora e pessoas ligadas à área da educação decidiram os dez vencedores.

Durante esse processo de seleção, a Amanda Nakao teve a experiência de participar de uma reportagem com a equipe da EPTV, gravada em sala de aula da CEC e exibida no dia 06 de novembro. Além desse momento, elapôde passar um dia no Hotel Areia que Canta, em Brotas, mesmo local da cerimônia de premiação, ocorrida no dia07/11, recebendo, assim como os demais finalistas, um televisor HD, um certificado de participação e classificaçãoe diversos presentes dos patrocinadores.

Assim, é com muito orgulho que agradecemos à professora de redação Vanessa Amaral Ruy pelo excelente trabalho, à aluna Amanda por mais esta conquista e à toda sala do 9o ano, que tanto se emprenhou nesse projeto.

Para Além das Estrelas

Quando pequena, desejei ser veterinária
Via uma borboleta e ficava encantada
Com a magia do bater de suas asas.
E, com a mesma rapidez com que suas asas batiam, Deixei de sonhar com tudo aquilo.
Decidi que o que queria mesmo era ser atriz
Foco, concentração, luz, câmera e...
Na hora do “ação”, eu já tinha escolhido outra profissão Que garotinha indecisa!
Agora, mais madura, passo a olhar o que está acima de mim. O céu e suas inúmeras estrelas!
E, na velocidade da luz, decidi que é isto o que quero
A astronomia...a admiração pela grandeza
E o fascínio pelo desconhecido
Pesquiso sobre o assunto e cada vez me encanto mais Não imaginava que as aulas de astronomia na escola
Me influenciariam a seguir esse caminho
O estudo dos astros e do Universo
Mesmo estando distante desse sonho realizar
Não deixo de acreditar
Pois sei que, em algum dia, lerei este poema novamente E direi a mim:
– Eu consegui!