Termina a recuperação da ponte na Cachoeira São Valentim


Terminou esta semana a recuperação da ponte na rodovia turística João Ferronato (SRQ 481), acesso a cachoeira São Valentim, em Santa Rita do Passa Quatro. A obra recebeu investimento de cerca de R$ 200 mil, em recursos conquistados pelo prefeito Leandro Luciano dos Santos, junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Casa Militar, do Governo do Estado de São Paulo.

Iniciado em julho, a obra foi executada pela Construtora Said, da cidade de Ribeirão Preto, que atua desde 1959 no ramo e já realizou obras no município, como a primeira etapa do programa de recapeamento de vias públicas, iniciado em 2016.

A ponte foi danificada pelas fortes chuvas em 2016, desde então o prefeito vem pleiteando recursos para sua recuperação em diversas esferas do governo. Imediatamente, após os incidentes, munido de fotografias documentando os estragos, o prefeito foi a São Paulo, em busca dos recursos para realização das obras de recuperação.

O trabalho começou com a demolição da faixa de asfalto danificado pela erosão. Depois foi construído um muro de contenção com quase 6 metros de altura e 40 centímetros de espessura, todo em concreto usinado e ferro. Na sequência, o local recebeu aterro e drenagem de águas da chuva, guias,sarjetas, e canelas superficiais para drenagem da ponte, finalizando com plantio de grama e colocação de um alambrado, cercando a obra.

Além da recuperação da ponte, a obra também contemplou o recapeamento de 1060 metros quadrados da rodovia, no trecho que estava todo danificado.

NÚMEROS Os números demonstram a grandiosidade da obra. Ao todo foram investidos R$ 201.025,94. A obra toda consumiu 60 metros cúbicos de concreto usinado e cerca de 5 mil quilos de aço, 220 metros quadrados de forma de madeira e 950 metros cúbicos de terra para aterro (cerca de 100 caminhões). No acabamento foram 1060 metros quadrados de recapeamento asfáltico de 3 cm de espessura e plantados 400 metros quadrados de grama batatais.