Presidente da Câmara Lucas Comin apresenta Moção em apoio ao PROERD


O Presidente da Câmara Municipal de nossa cidade Lucas Comin, apresentou na Sessão Ordinária de segunda-feira, dia 17 de setembro, uma Moção de Repúdio a APEOESP pela sua "reivindicação" - Luta contra o Proerd nas escolas - que foi tema em assembleia agendada para ontem, dia 21 de setembro de 2018 em São Paulo SP, a propositura foi subscrita e aprovada por unanimidade dos Vereadores da Casa.

Segundo a defesa sustentada pelo Vereador Lucas Comin, desde 1993, o programa PROERD tem liderado as ações de prevenção ao abuso de drogas, através dos esforços colaborativos entre a Polícia Militar, o sistema de educaçãoe as teorias científicas sobre prevenção.

O PROERD tem como objetivo prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas, desenvolvendo assim um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer várias atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, que foram projetados para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida, como autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, compreensão dos outros, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.

Na tribuna, Lucas Comin declarou toda sua indignação sobre a pauta da APEOESP. "Entre tantos benefícios que o PROERD traz para nossos estudantes, entre eles, encorajar as crianças, em idade escolar a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência, deparamos com uma atitude dessa? É inaceitável. Nós participamos todo ano das formatura do PROERD em Santa Rita e vemos de perto o que significa esse Programa. Um posicionamento desse apresentado pela APEOESP é inaceitável. Em Santa Rita estaremos realizando em novembro de 2018, a 20a Formatura PROERD, e nesse momento cumprimento o PM Júnior Samogim, instrutor do programa em nossa cidade, pelo trabalho respeitado por todos que desenvolve com nossos jovens. Por fim, registro aqui a minha indignação sobre a ‘Luta contra o PROERD nas escolas’, encabeçada pela APEOESP", lamenta Lucas Comin.