Delegado Responde: Furtos na Zona Rural e golpe do falso comprador


JORNAL O SANTARITENSE – Dr. Domingos, mais uma semana agitada em nosso município com a notícia de inúmeros furtos na Zona Rural. O Doutor poderia comentar essas ocorrências e quais as providências que estão sendo tomadas?

DR. DOMINGOS ANTONIO DE MATTOS – Na madrugada do dia 30 de agosto p.p. foram subtraídos 57 cabeças de gado (bezerros) que estavam no pasto da Fazenda Bela Vista, sito nas margens da Rodovia Anhanguera, propriedade de dois criadores do Municí- pio de Luiz Antônio. Segundo o que foi apurado, preliminarmente, os animais foram “tocados” com o auxilio de cavalos, bem como constatado rastros de dois veículos possivelmente utilizados como batedores durante a ação criminosa. No segundo caso, datado da madrugada do dia 04 de setembro p.p., de um pasto situado nas proximidades de Santa Cruz da Estrela, foram furtadas três vacas leiteiras e um bezerro, esse último abatido e descarnado no local. No terceiro caso, datado do dia 04 de setembro p.p., foi subtraída uma bezerra, branca e preta, raça holandesa, a qual estava no pasto da Fazenda Conceição. Em todos esses casos o Setor de Investigação foi acionado e está envidando diligências tendentes aidentificação da autoria e localização da “res”. Importante ressaltar que a comunicação rápida do ocorrido permite maior probabilidade de sucesso nas investigações. Infelizmente, no caso das 57 cabeças subtraídas, somente na tarde do dia 31 nossa Unidade foi comunicada, tendo o boletim de ocorrência sido registrado no município de Luiz Antônio. Também gostaria de aproveitar esseespaço para solicitar às vítimas que notifiquem a ocorrência de furto de animais, pois acreditamos que os casos registrados sejam inferiores a realidade, o que prejudica a investigação, bem como dificulta uma eventual justificativa para pedido de apoio de outrosórgãos policiais especializados.

J.O.S. – Essa semana também tivemos a apreensão de duas espingardas. O autor foi preso?

DR. DOMINGOS – Sim, na noite do dia 03 de setembro p.p., Policiais Militares foram acionados para atendimento de ocorrência de desentendimento familiar na Rua Guerino Mardegan, 1307, nesta cidade. No local conversaram com a esposa do indiciado que franqueou a entrada dos milicianos, os quais localizaram, atrás do guarda roupas existente no quarto do casal, duas espingardas (uma cartucheira, marca CBC, calibre 28 e outra calibre 36, marca Rossi), além de 5 munições calibre 44, integra, 01 cartucho calibre44, deflagrado, 04 cartuchos calibre 28 e 01 calibre 36 deflagrados. Em virtude do Indiciado não possuir documentos e permissãopara posse das armas, foi preso e autuado em flagrante, tendo o Delegado de Polícia arbitrado fiança no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para que solto se livrasse e respondesse a acusação em liberdade. Em virtude da fiança não ter sido exibida o Indiciado foi recolhido no Centro de Triagem da Cadeia Pública de São Carlos e apresentado para audiência de custódia no dia seguinte, onde foi concedida sua liberdade provisória mediante o pagamento de 01 salário mínimo, com prazo de 48 h para recolhimento.

J.O.S. – Dr. Domingos, também tivemos o registro de golpe de falso comprador de casa. O Doutor pode nos esclarecer o que aconteceu:

DR. DOMINGOS – Muito importante você abordar essa ocorrência para divulgação do modo de agir dos meliantes e alertar nossa população. No dia 28 de agosto p.p., no período da tarde,elemento ainda não identificado compareceu no imóvel situado no Jd. Cel Victor Meirelles, se dizendo interessado na aquisição, vez que a mesma se encontra a venda. Ante esse artifício a moradora franqueou a entrada do suspeito, o qual passou a vistoriar o imóvel. Em determinado momento o suspeito pediu para que a proprietária fosse do lado externo e batesse na parede, pois queria observar um trinco, tendo aproveitado da sua ausência para subtrair um aparelho celular e um Playstation. Segundo a vítima o suspeito trazia consigo uma mochila conversava muito bem e se mostrou interessado na aquisição, dizendo que voltaria a noite para completar a negociação. Apenas após o suspeito sair é que a vítima notou a subtração de seus pertences. Golpes como esse e do bilhete premiado são comuns e praticados por pessoas com alto poder de convencimento, sendo importante que as pessoas não se iludam com vantagens ou permitam a entrada em suas casas de desconhecidos.

J.O.S. – O Doutor também poderia nos esclarecer em que circunstâncias ocorreu a subtração de dois tratores?

DR. DOMINGOS – Na manhã do dia 05 p.p. nos foi noticiado que, durante a noite do dia 04 e manhã do dia 05 deste mês, foram subtraídos dois tratores agrícolas, marca Valtra, modelo BH 185, amarelos, ano 2010, bem como um arador subsolar, marca Stara, os quais estavam estacionados em um barracão existente no Distrito Industrial Nilton Naitzel Júnior, em nosso Município. Os meliantes tiveram acesso ao interior do barracão através da escalada do muro e para subtração dos equipamentos arrombaram o cadeado do portão dos fundos do imóvel. Inquérito policial vai ser instaurado para apuração da autoria, sendo que diligências já estão sendo encetadas neste sentido. Qualquer informação que possa auxiliar na localização dos tratores e arador, bem como a prisãodos autores poderá ser encaminhada através dos fones 190 – Polícia Militar ou 3582.1464 – Delegacia de Polícia, não sendo necessária a identificação do interlocutor.