Dani Ruano - Visagismo. O que é?


Você já deve ter ouvido falar de visagismo, mas pouca gente entende do que se trata, conversei com a consultora de imagem e visagista Roberta Pavão para entender um pouco melhor para que serve e como é feito esse trabalho.

Roberta Pavão
A Roberta, que tem formação em Negócios da moda e tecnologia têxtil, Consultoria de imagem e Visagismo, conta pra gente um pouco mais sobre esse serviço que está em crescimento no mercado da beleza, auxiliando maquiadores, cabeleireiros a criarem visuais mais harmônicos para seus clientes.

O que é visagismo? Segundo Philip Hallawell, principal nome do assunto no Brasil, “Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.”

O termo “visagismo” é uma tradução de “visagisme”, que é uma palavra derivada de “visage” que é rosto em francês. O Visagismo é um conceito que trabalha o rosto como sede da identidade do indivíduo, e é a partir daí que trabalhamos com a harmonização, integrando comportamento, temperamento ao corte de cabelo, maquiagem e estilo de se vestir.

A encontrar sua essência e definir o senso de identidade. É bastante comum, e já presenciei isso, na conclusão do trabalho de Visagismo, a pessoa se emocionar e dizer “essa sou eu!”

Como é feito esse trabalho? Eu faço uma leitura do tipo de linhas que formam o rosto da pessoa, avalio as feições, o comportamento e também tiro algumas medidas. Aí então analiso todos esses dados e dou sugestões sobre adequação de imagem, de acordo com o que foi alinhado com o cliente.

Até onde um visagista deve interferir na decisão do cliente? Eu não interfiro. É um trabalho onde temos que ouvir muitoooo o cliente,entender quem ele é, o que quer demonstrar/evidenciar.... é baseado no respeito ao cliente. Eu dou sugestões, e a cliente aceita dentro daquilo que faz sentido para ela.

Para quem é indicado o visagismo? Pra todos, em especial para aqueles que já entenderam o quanto é importante alinharmos a imagem com a sua essência.

Dani Ruano é Pesquisadora e Consultora de moda
Siga-a em seu Instagram: burningdany