Cuidado com as Fake News. Saiba como evitar ser enganado por notícias falsas.


Com a Internet fazendo parte do nosso dia a dia, recebemos muita informação, sobre vários assuntos. Infelizmente, seja por ignorância dos fatos ou má fé, notícias falsas, as que conhecemos como "Fake News", sempre são compartilhadas, por inúmeras pessoas e por várias redes sociais.

Porém, é possível se precaver e evitar confusões, sabendo discernir uma notícia verdadeira, de uma falsa. Um pouco de atenção, boa fé para encarar a verdade e a atitude de conversar com parentes e amigos sobre os danos que as notícias falsas trazem, podem ajudar a fazer a diferença, pelo menos em seu ambiente de convívio. Para ajudar, trago alguns conselhos quanto a notícias falsas:

NÃO É PORQUE VOCÊ QUER QUE SEJA, É VERDADE! Muitas notícias falsas são publicadas com o intuito de ser "o que as pessoas querem ouvir". Porém, por mais que você goste, ou odeie, a pessoa alvo da notícia, não quer dizer que tal fato seja real. É importante, antes de compartilhar, verificar em outros veículos sobre o ocorrido.

EXAGEROU? DESCONFIE! Existe uma diferença imensa entre "fulano furtou uma maçã da loja" com "fulano invadiu a loja com uma metralhadora, matou três e levou dez maçãs". Aumentar a verdade também é mentira, então desconfie de mensagens exageradas e acaloradas espalhadas Internet afora.

OLHE DE ONDE VEM A NOTÍCIA Ás vezes, a cara de pau de quem espalha mentira é tanta, que eles mascaram até sites de notícias reais, para levar adiante a mensagem mentirosa. Observar a URL (o endereço do site, como www.g1.globo.com, www.uol.com.br) é importante, para saber se, de fato, esta notícia é real. Vale lembrar que ultimamente, até estão criando lojas falsas, com promoções falsas, para enganar as pessoas.

NÃO ESTÃO DISTORCENDO NÃO? Também é comum, pegar um trecho de determinado vídeo, e retirá-lo de contexto, dando margem para que a mensagem falsa ganhe "crédito". Então, preste muita atenção quando chegar aquele vídeo no grupo da família, dizendo que "tal pessoa falou tal coisa". Pode ser que ela tenha dito outra coisa, totalmente diferente, baseada no contexto do momento.

OLHE A DATA! Também costumam compartilhar notícias de anos atrás, como se fossem reais. Isso engana você, por achar que tal ação aconteceu hoje, no contexto atual, quando ocorreu anos antes, em outro contexto. As datas das matérias ficam próximas do título, então cuidado pra não compartilhar matéria de 2010, achando que é atual.

EXISTEM SITES DE HUMOR NA INTERNET Não são necessariamente Fake News, mas atenção! Sites de humor, exageram de propósito as notícias, mas explicam em seu editorial que tais notícias não são verdadeiras. Como o Sensacionalista, que traz temas atuais com notícias engraçadas e exageradas, mas, falsas. E eles mesmos assumem isso.

NÃO SE ESQUEÇA: O MUNDO TEM MUITA GENTE MÁ! Nem todos aqueles que "defendem a verdade", são de fato, seus amigos. Há muita gente má intencionada neste mundo, querendo, por meios obscuros, conquistar seus objetivos. Seja na política, no comércio, ou em vários outros meios, pessoas más sabem que a indignação da população é real, e se aproveitam disso, compartilhando mentiras e espalhando informações erradas, equivocadas ou exageradas, apenas para seus objetivos.

Por isso, siga tendo sua opinião. Porém, desconfie de todos, incluindo aqueles que pensam semelhantemente à você!