Com qualidade e variedade, alimentação escolar em Santa Rita é referência


Ensino público é um verdadeiro desafio para o Poder Público. Além da busca constante pela qualidade do ensino, outras questões devem receber igual atenção, como por exemplo o transporte a alimentação dos estudantes.

Em Santa Rita do Passa Quatro, todos os dias, milhares de crianças e adolescentes em idade escolar são atendidos diariamente nas escolas públicas, desde creches até o ensino médio. Além do ensino de qualidade e transporte gratuito, para quem necessita, todos têm a oportunidade de receber uma alimentação variada e balanceada.

Com cardápio devidamente elaborado por nutricionista, atendendo as necessidades diárias, a alimentação escolar distribuída atualmente na rede pública de ensino santarritense é referência.

Neste ano letivo de 2018, quase 4 mil alunos da rede municipal estão sendo atendidos diariamente pelo Setor de Alimentação Escolar da Prefeitura Municipal (Cozinha Piloto), entre creches municipais (401 alunos), escolas de Ensino Fundamental (1981), Ensino Médio (781), Fundamental de Jovens Adultos EJA (89), Médio EJA (106) e Atendimento Educacional Especia- lizado - AEE (51).

O cardápio é variado, com alimentos que vão além do tradicional arroz e feijão, incluindo carne bovina e suína, frango e peixes, formando pratos deliciosos com batata, molho à bolonhesa e até strogonoff.

Outras opções de cardápio também são especialmente elaborados pelo setor, como farofa primavera, frango com legumes, escondidinho de batata, polenta, salada de legumes e muito mais. As saladas são variadas, com folhas e legumes, como alface, tomate, cenoura, abobrinha, brócolis, repolho, vagem, pepino, entre outras.

Diariamente, as refeições são complementadas com frutas, conforme sazonalidade, com maçã, banana, carambola, abacaxi, morango, ameixa, nectarina, melão, melancia, uva Thompson (sem caroço), tangerina murcot, goiaba, pera, pêssego, etc.

Pães e leite de soja também estão na lista, complementando a refeição dos estudantes.

De acordo com a nutricionista Sílvia Regina Lorencetti, responsável pelo setor, o cardápio respeita a resolução no 26/2013, com 30% das necessidades nutricionais diárias, fornecidas a alunos em período parcial, e 70% para alunos em período integral, através de alimentos, respeitando os hábitos e cultura alimentares, sustentabilidade, diversificação agrícola e a busca de uma alimentação saudável e equilibrada.

O Setor de Alimentação Escolar também iniciou o atendimento a alunos com necessidade nutricional específica, seguindorecomendações do FNDE em destaque ao que se refere a alergias alimentares e determinadas restrições.

AGRICULTURA FAMILIAR Além de benéfica aos estudantes, a alimentação escolar de Santa Rita também incentiva a produção local, gerando oportunidade e renda no município, através da agricultura familiar. Entre os alimentos fornecidos pelos agricultores do município estão, ovos de galinha e codorna, feijão, tomate, doce de leite, milho verde, queijo, alface, repolho, polpa de frutas, banana, mandioca, abobrinha, couve, almeirão, chicória, brócolis, beterraba, berinjela e couve-flor. Atualmente, 35% dos recursos repassados para alimentação escolar são repassados para a agricultura familiar.

PRODUÇÃO PRÓPRIA Ao contrário de muitos municípios que terceirizam o serviço, em Santa Rita, toda alimentação escolar é produzida pela própria Prefeitura, ou na Central de Alimentos (Cozinha Piloto) ou nas próprias unidades, como por exemplo, as creches. O que garante um total controle de que os recursos são em- pregados em sua totalidade na qualidade e regularidade do fornecimento.