Vacinação contra a pólio e sarampo segue até dia 31 no Centro de Saúde e PAS-CAIC


O Departamento Municipal de Saúde de Santa Rita do Passa Quatro começou no último sábado (4/8) as campanhas devacinação contra a poliomielite e sarampo. Crianças a partir de 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas.

Oficialmente, a campanha nacional começa nesta segunda-feira (6/8), mas o Estado de São Paulo antecipou, visando maior cobertura.O prazo segue até dia 31 de agosto (sexta-feira), e a vacinação acontece no Centro de Saúde II (Rua Inácio Ribeiro, Centro) e no PAS do CAIC, nohorário das 7h às 15 horas,de segunda a sexta-feira. É fundamental apresentaçãoda carteirinha de vacinação.

No próximo dia 18 de agosto, sábado, acontece um “dia D”, quando também, além do Centro de Saúde II e CAIC, a UBS de Santa Cruz da Estrela também estará vacinando as crianças, nohorário das 8h às 17 horas.

A meta é vacinar 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país, para manter coberturashomogêneas de vacinação.

Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha.Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que nãotenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

A campanha deste ano é estrelada pela apresentadora Xuxa.

BALANÇO GRIPE

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (influenza), realizada pelo Departamento Municipal de Saúde, entre abril e maio,imunizou 5.246 pessoas, 70,19% dos 7.474 habitantes,considerados público alvo. De acordo com os dados do SIPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações), foram vacinadas 37,03% de crianças, 89,10% dos trabalhadores da saúde, 65,48% das gestantes, 65,63% das puérperas (mulheres que deram a luz recentemente), 75,47% dos idosos e 64,62% dos professores.

SERVIÇO VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO E SARAMPO Quando: 4 a 31 de agosto de 2018HORÁRIO: segunda asexta-feira, 7h às 15 horas.LOCAIS: Centro de Saúde II (R. Inácio Ribeiro) e no PAS do CAIC.QUEM DEVE VACINAR:Todas as crianças menores de 5 anos.