Mulher em Evidência - 6 boas ideias para melhorar o astral da sua casa


Você já reparou que o ambiente tem profundo impacto no nosso astral? Quando não estamos muito bem, por exemplo, mas nos deparamos na rua com um ipê bem florido, nosso humor muda quase instantaneamente.

E quando trazemos esse raciocínio para dentro de nossas casas? Bem, aí, a decoração, que a princípio pareceria algo menos importante, ganha destaque para nosso bem-estar.

Viver em um lugar aconchegante e leve está entre as melhores dicas para ficar bem. Há ambientes que têm o astral tão bom que fazem com que nos sintamos melhores — tanto os moradores da casa e até as visitas. Sabe aquele tipo de lugar nos quais nos sentimos tão bem que não queremos ir embora? É disso que estamos falando!

E o astral não tem, necessariamente, a ver com gastar muito nem com grandes tendências de decoração. A ideia é você adaptar a sua casa com o que você gosta, deixando-a com o seu jeito, mas com pequenos truques que podem ajudar a melhorar o ambiente.

Com essas seis dicas em prática, você manda as energias negativas para bem longe e pode abusar do clichê “lar doce lar”. Vamos ver?
Deixe as paredes coloridas

Talvez tudo o que sua casa esteja precisando é de um toque de cor. Seja com uma tinta colorida, um papel de parede ou uma composição de quadros, destacar uma parede do ambiente é uma boa pedida para alegrar o cômodo.

Melhor ainda se seus móveis tiverem tons mais neutros porque assim não há chance de as cores brigarem entre si. Antes de escolher a cor, vale uma olhadinha na cromoterapia, que indica os melhores matizes para cada ambiente:

Quarto: Tons azulados, violetas e verdes trazem relaxamento, frescor e conforto mental

Sala e cozinha: Invista nos vibrantes tons vermelhos, laranjas e terrosos, que animam o ambiente

Abuse da luz natural Energia vital, a luz solar deve estar presente em qualquer casa. Sempre que possível, abra as cortinas, as janelas e deixe o sol entrar. Melhor ainda se ela vier acompanhada de uma brisa, que entra e renova as energias de todos os cômodos.

A luz do sol funciona como uma faxina de energia, traz benefícios à saúde (como a produção de vitamina D) e ainda deixa o ambiente bem mais confortável. Quer mais? Ela ainda contribui para economizar energia.



Espalhe plantas pela casa Aproveite o tópico anterior, a luz natural, e espalhe plantas pela casa. Existem espécies que filtram as toxinas do ar e garantem muito mais saúde para o seu ambiente.

O fato é que uma casa com plantas tem muito mais vida, e os tons verdes trazem relaxamento e aconchego. Além disso, flores naturais têm o poder de alegrar qualquer decoração — e nem precisa ser um arranjo todo elaborado: uma simples florzinha, num vaso solitário, já cumpre bem essa função!

Dicas boas de plantas para manter em casa são a lavanda, a espada-de-são-jorge, a hera inglesa e as samambaias. Não quer trabalho para cuidar? Invista em suculentas variadas.
Reserve um cantinho especial para você

Não importa qual seja a sua crença — pode até ser que você nem tenha uma. Aqui, o importante é ter um refúgio dentro da sua própria casa, um cantinho com objetos afetivos ou sagrados, reservado para orações, meditação ou simplesmente para relaxar.

Outra opção é transformar esse espaço no seu lugar de leitura, que tal? Mesmo que você more com outras pessoas, é importante que esse cantinho seja seu, e que você possa desfrutar dele com privacidade.


Mude as coisas de lugar Tente mudar tudo de lugar: inverta o sofá com a tevê, troque a posição da mesa de centro ou simplesmente coloque novas fotos nos porta-retratos. De mudanças radicais até os atos mais singelos, a renovação faz bem aos sentidos.

A dica é ir mudando a decoração até encontrar o arranjo com o qual você se sente mais confortável e com maior disposição. Se não bater, já sabe: não tenha medo de mudar tudo de novo!
Organize armários e prateleiras

Limpe e organize suas coisas! Uma boa faxina cumpre o papel de reorganizar as energias da casa, colocando cada coisa em seu devido lugar. Aproveite e doe objetos que já não fazem mais sentido para você ou conserte aqueles quebrados.

Acredite: acumular as coisas afeta nossa disposição, minam nossa energia. Separe um dia de folga para reorganizar seus pertences, dar uma nova cara aos seus armários. Além de um belo impacto estético no seu ambiente, a organização traz bem-estar ao seu dia a dia.


E aí, curtiu as dicas de boas ideias para melhorar o astral da sua casa? Qual o seu cantinho preferido na sua casa e o que você faz para mantê-lo com energia positiva? Conta pra gente!