Dani Ruano: Dad shoes - o tênis do tiozão


Já contei pra vocês sobre o retorno dos anos 90, e ele está cada dia mais forte. Uma mistura de 80 e 90, o dad shoes, ou seja, sapato de pai, está com tudo não apenas nas passarelas mas em todo lugar. Marcas clássicas de esportes, como Nike, Under Armour e Adidas, e marcas de moda de luxo, como Balenciaga, Prada e Louis Vuitton, parecem estar obcecadas com a tendência do “tênis do tiozão”.

O nome, dad sneakers ou dad shoes vem pois esses tênis esportivos podem ser reconhecidos por suas solas grandonas, linhas pesadas, formato exagerado e aparência ultrapassada. recriando o estilo que nossos pais e avós usavam décadas atrás. Ironicamente, a tendência é focada nos millenialls, mas como sempre digo, a moda é cíclica e o que você não quer mais hoje, muitas vezes volta repaginado para habitar seu guarda roupa de novo daqui uns 20 anos.

Para aderir a tendência, é legal pensar no contraste do jeito pesado/desencanado/esportivo do dad sneaker e como é um sapato totalmente sem gênero, usá-los com peças mais formais, como os terninhos ou mais femininas, como vestidos e saias, obtendo um resultado bem moderno. E o melhor dessa moda, é finalmente olhar os tênis com outros olhos, e aproveitar para pensar que o conforto é tão importante quanto o design.

Dani Ruano é Pesquisadora e Consultora de moda
Siga-a em seu Instagram: burningdany