57o Festival Zequinha de Abreu terá atrações durante todo o mês de setembro


Santa Rita do Passa Quatro é uma cidade privilegiada, por ser terra natal de um dos maiores compositores do mundo: José Gomes de Abreu. Em sua homenagem, há mais de 50 anos, no mês de setembro, é realizado o Festival Zequinha de Abreu -- nome que tornou mundialmente conhecido.

Em 2018, o evento chega a sua 57a edição, com uma programação especial preparada pelo Departamento de Cultura de Turismo da Prefeitura Municipal, com o mês todo de atrações, entre homenagens e apresentações musicais.

A programação começa já no primeiro dia do mês, quando o Grupo Cajamanga se apresenta na Feira do Produtor, na Praça do Rosário, sábado (1/9), à partir das10h30.Nosdias6e7de setembro, quinta e sexta-feira, serão realizadas serestas pela cidade. No dia 8, sábado, haverá uma Roda de Choro no Lar São Vicente de Paulo (Asilo).

A primeira grande atração acontece no dia 9 de setembro, domingo, com o violinista Paulo Paschoal e a Camerata Darcos, que voltam à Santa Rita em mais uma apresentação no Santuário de Santa Rita de Cássia (Igreja Matriz), à partir da 20 horas. A atração faz parte do Circuito Cultural Paulista, da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APPA).

Em seguida, durante a semana de 10 a 14 de setembro, segunda a sexta-feira, as escolas da cidade irão receber concertos musicais didáticos.

A programação, com atrações especiais na semana aniversário do compositor homenageado, segue no domingo (16/9) com apresentação do Quarteto Pizindim, às 20 horas, na Praça Poeta Mario Mattoso (Estação). O mesmo local recebe na segunda e na terça-feira (17 e 18/9) as apresentações dos grupos Filhos da Terra e Retrato Brasileiro. Na quarta-feira (19/9), data do aniversário do compositor, haverá homenagem no busto, às 9 horas, e apresentação da Banda Zequinha de Abreu, às 20 horas, na praça Mario Mattoso. Quinta-feira e sexta-feira (20 e 21/9), as atrações especiais são o duo de violas Cordas Brasileiras e o grupo Choro da Casa com o show Toca Zequinha de Abreu, ambos também na Praça Estação, às 20 horas.

O fim de semana será dedicado às bandas marciais e de concerto. No sábado (22/9), haverá apresentação com Concerto de Bandas Musicais do Campeonato Paulista, às 20 horas na praça Mario Mattoso. No sábado, ainda na praça da Estação, acontece mais uma etapa do Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas, o Paulistão, à partir das 8 horas da manhã. A tarde, as bandas desfilam pela Avenida Severino Meirelles, à partir das 16h30.

Para a última semana do mêsestá programada exibição de filme musical (ainda à confirmar). O Trio Forró Copaíba, se apresenta às 20 horas, na Estação SESI de Cultura, na sexta-feira (28/9). No sábado (29/9) a Praça do Rosário recebe a Violada Especial, na Feira do Produtor, à partir das 10h30.

O HOMENAGEADO Reconhecido internacionalmente por composições como “Tico-tico no Fubá”, imortalizada por Carmen Miranda, em uma produção dos estúdios Disney, Zequinha de Abreu nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, em 19 de setembro de 1880, e faleceu em São Paulo, no dia 22 de Janeiro de 1935.