Departamento de Meio Ambiente irá promover orientação sobre poda urbana


O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, irá promover na próxima terça-feira (31/7), à partir das 19 horas, na Casa dos Conselhos Municipais (próximo ao cemitério, ao lado da cozinha piloto), uma palestra de orientação sobre podas em árvores urbanas.

A palestra, que acontece junto à reunião do Condema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) e é destinada àprofissionais que executam podas para particulares, além da própria equipe da Prefeitura Municipal, entre outros. Entre os assuntos abordados, de como devem ser realizadas as podas, a legislação sobre a prática e a punição com multas em casos de irregularidades.

A prefeitura, através dos departamentos de Meio Ambiente e Serviços Municipais realizam as podas na cidade, de acordo com critérios e avaliações de profissionais. Os pedidos de poda e supressão de arvores são recebidos e anotados pelo departamento de Meio Ambiente, que faz a avaliação de cada caso, passando a orientação técnica da necessidade ou não da retirada da arvore, e do procedimento detalhado a ser adotado no caso de poda. O material é repassado ao DSM, que executa o serviço.

As equipes de poda da prefeitura não executam a poda drástica de arvores urbanas, com exceção de algumas espécies de orna- mentação (como resedá, mini flamboiant e neve da montanha), que necessitam desse tipo de poda para que floresçam mais abundantemente no ano seguinte.