Policial

[Policial][bsummary]

Cultura

[Cultura][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Tecnologia

[Tecnologia][twocolumns]

Delegado Responde - Roubo de gado, veículos e carga


JORNAL O SANTARRITENSE – No início do mês, na zona rural de nosso município, ocorreu o roubo de 64 cabeças de gado, raça nelore, causando grande prejuízo para a vítima. O Doutor pode- ria fornecer dados de referida ocorrência?

DR. DOMINGOS ANTÔNIO DE MATTOS – Segundo o que nos foi relatado pelo funcionário da vítima, residente na Fazenda São Vicente, situada na SPA 238/328, neste município, no início da noite do dia 01 de julho p.p., estava na varanda de sua casa, sito no local, quando foi abordada por três elementos, armados e encapuzados, os quais a subjugaram e a mantiveram, sob vigilância, no interior de um dos quartos.

Ato contínuo a vítima ouviu o barulho de dois caminhões chegando ao local, os quais posteriormente saíram carregando cabeças de gado. Ainda permaneceu, sob vigilância, por aproximadamente 40minutos, sendo deixada amarrada no banheiro. Conseguiu se soltar, por volta de 23h50min, ocasião em que acionou a Polícia. Efetuada a contagem do gado constatou a subtração de 64 cabeças da raça Nelore (23 bezerros machos e fêmeas e o restante novilhas e vacas). 

Na oportunidade os meliantes também subtraíram o celular e as chaves do carro da vítima. Asinvestigações para apuração dos fatos e identificação da autoriaestão em andamento, no entanto, foram prejudicadas em virtude do fato somente ter sido comunicado na Delegacia na tarde do dia 02 de julho, o que atrapalhou a colheita de elementos probatórios.

J.O.S. – Dr. Domingos, essa semana também tivemos o registro de roubo de veículos e carga, parte desta sendo encontrada no município, tendo os meliantes agido com audácia, inclusive obrigando pessoas que passavam pelo local a auxiliar na transferência dos produtos para outro caminhão. O que o Doutor poderia nos informar sobre esses fatos?
DR. DOMINGOS – Consta que a vítima, no dia 03 de julho p.p., efetuou o carregamento, na cidade de Cajamar, de seu semi-reboque, tipo baú, tracionado pelo caminhão/trator, marca Scania, placas de Guarulhos, com vários televisores de LED os quais deveriam ser transportados para o Estado do Mato Grosso. 

Após pernoite, nas proximidades de Araras, seguia viagem pela Rodovia Anhanguera e, após passar a Praça de Pedágio desta cidade, porvolta de 08hs do dia 04 p.p., pareou um veículo Fiat Palio, de cor prata, onde um de seus ocupantes se dependurou na janela da cabine do caminhão, anunciou o assalto e exigiu que o motorista acompanhasse o veículo citado, não parasse e nem abrisse a porta da cabine. Obedeceu a ordem dos meliantes e adentrou em uma plantação de eucalipto existente nas margens do KM 259 da SP 330. 

Momentos antes o motorista do caminhão de uma Usina, o qual parava no retorno do KM 259, foi subjugado por elementos da quadrilha e obrigado a aguardar a chegada do caminhão com a carga visada e o acompanhar, acessando a alça do retorno e seguindo em meio à estrada rural. O caminhão objeto da ação dos assaltantes permaneceu ligado, onde obrigaram o motorista do caminhão da Usina a estourar a porta do baú que continha a carga de televisores, usando o seu caminhão como tração de uma corda de nylon. 

Acessada a carga, de imediato, o sistema de monitoramento foi acionado, onde a empresa de segurança efetuou contato com a Polícia Militar indicando a provável localização. Neste interim ocorreu o transbordo de parte da carga do caminhão assaltado para outro caminhão utilizado pelos meliantes, este de menor porte. 

Durante a ação houve a abordagem de um tratorista, que trabalhava em um dos talhões de plantação de eucaliptos, o qual foi obrigado a auxiliar o transbordo da carga roubada, bem como foi mantido refém juntamente com os motoristas dos caminhões. Na fuga do local o motorista da carga roubada e o tratorista eram mantidos reféns no interior de um veículo Hyundai, Tucson, cor escura e, ao sair do local, os meliantes também vitimaram um indivíduo, o qual ocupava uma motocicleta e se dirigia a uma fazenda para entregar um currículo, alegando que ele estava no local e hora errada. 

O motorista do caminhão da Usina foi levado refém no Fiat Palio de cor prata e foi libertado no município de Leme. O tratorista e o motociclista subjugados foram soltos no município de Porto Ferreira e o motorista da carga roubada deixado entre os municípios de Pirassununga e Santa Cruz da Conceição. No local, a equipe de rastreamento compareceu e, na sequência, houve a chegada da PM. Acionada nossa Unidade Policial, uma equipe para lá se deslocou solicitando a presença de uma equipe do IC para os exames periciais necessários. 

Todos os veículos foram recuperados, sendo mais de 60% da carga de televisores recuperada estando sua totalidade avaliada em aproximadamente R$ 600.000,00. Determinei a instauração de inquérito policial para apuração dos fatos, já tendo ouvido todas asvítimas e agora estamos em busca de imagens para identificação desta quadrilha, acreditando que a mesma atue há algum tempo em nossa região, vez que nesse local já foram encontradas outros veículos subtraídos nas mesmas condições.