Dani Ruano: O trabalho da Consultoria de Imagem


Quantas vezes você já ouviu a frase: A primeira impressão é a que fica? Pois é, ela é real e vai muito além do nosso comportamento. Assim que conhecemos alguém, antes mesmo de trocarmos uma palavra, quem fala é a nossa aparência. Estudos comprovam que a “imagem” que fazemos de uma pessoa é formada nos primeiros 20 segundos que nós as vemos, isto é, bem antes de abrir a boca, as pessoas já decidiram sua classe social, sua personalidade, sua situação financeira e o quão bem sucedida você é. Assim, causar uma boa primeira impressão é uma das chaves para o sucesso profissional, pessoal e social.

Imagem é a representação dos objetos na nossa mente. É como as pessoas nos veem, como nos percebem, é pura percepção. A Consultoria de Imagem surgiu para que as pessoas terem consciência de sua própria imagem e adquirirem segurança ao desenvolver seu estilo pessoal valorizando a própria beleza. Diferente do que muitas pessoas pensam o trabalho não é apenas para montar looks, fazer você jogar suas roupas velhas fora e usar a tendência do momento. É um trabalho muito mais complexo.

A consultora, ou personal stylist como também é chamada, trabalha com a aparência do cliente, ajudando-o a aproveitar ao máximo seu tipo físico traduzindo para aquilo que vestimos, o que cada cliente é ou deseja ser. Os consultores de imagem enfatizam, não é sobre mostrar às pessoas como usar as últimas tendências, mas sim, ajudá-las a adequar seu guarda roupa à idade, forma, tamanho, status e situação.

E não são apenas os ricos e famosos que contratam esse serviço. É cada vez mais comum pessoas comuns contratarem consultores, basta querer mudar ou melhorar a aparência. O Personal pode ajudar quando você tem muitas coisas no armário e no fim nunca encontra nada pra vestir, quando tem vontade de usar peças diferentes mas no dia a dia sempre acaba usando as mesmas coisas, tem um monte de coisa no armário que comprou e não sabe como usar, tem a impressão que nada fica bem no seu corpo, gostaria de saber como se vestir melhor em algum momento específico ou passou por umamudança, como novo emprego, nova cidade, emagreceu, engravidou e não se sente confortável com o que veste.

É como fazer uma terapia através da imagem, onde o profissional ajuda ocliente se vestir da maneira ideial para cada ocasião desejada trazendo sua personalidade, o que ele é, o que há de melhor de si e o que ele deseja ser, para suas roupas. É um trabalho profundo, de conhecimento e mexe direto com a auto estima, um processo de aprendizagem onde cada pessoa trabalha a consciência de tudo aquilo que mais o valoriza, deixando de lado toda a roupa que não o favorece. Aprendendo a se vestir bem todos os dias, independente da idade, do corpo e do estilo.