Dani Ruano - Estilo de vida: A mágica da arrumação


Quantas vezes você não olhou para seu guarda roupa e percebeu que apesar de cheio não tinha nada pra usar? Quantas vezes olhou para o armário da cozinha e percebeu que tinha copos demais? Ou um monte de vasilhas sem tampa? Quantas vezes não encontrou algo que havia desistido de procurar e acabou comprando outro? E não pensou: Que delícia viver uma casa toda arrumadinha! A japonesa Marie Kondo, autora do livro que A Mágica da Arrumação - A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida e Isso me traz alegria, diz que “A verdadeira vida começa após colocar sua casa em ordem”.

Kondo, organizadora profissional, é umas das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista norte-americana Time, seu livro já supera 8 milhões de cópias vendidas em mais de 40 países e ela irá estrear uma série, em breve, no Netflix. Aos 5 anos de idade, quando as outras meninas brincavam de pular corda, ela passava horas encantada com revistas de decoração e assim descobriu seu prazer por organização. Até ser uma consultora de sucesso ela testou diversas estratégias e caiu em várias armadilhas como “tenha uma casa arrumada em 5 minutos”.

Para ela, organização é maisque uma tarefa, é uma filosofia, sendo consciente sobre as coisas que você possui, cercando-se das coisas que despertam a alegria e o espaço mental e físico. Ela diz: “Quando experimentar o que é ter uma casa realmente organizada, sentirá como todo seu mundo ficará iluminado”; “arrume sua casa,mas arrume também seus assuntos e seu passado. Como resultado conseguirá ver com clareza o que realmente precisa”.

Vamos ver algumas dicas de arrumação que a guru da organização nos explica em seus livros:

1- SE PREPARE Arrume tudo de uma vez, arrumando um pouco de cada vez nunca funciona e as coisas ficam bagunçadas novamente. Marie diz que arrumar deve ser um “evento especial”, não uma tarefa comum que você faz todos os dias.Tudo de uma vez não quer dizer que você precisa organizar sua casa toda num dia ou num final de semana, mas que o projetoarrumação pode levar alguns meses, contanto que você arrume tudo, assim será mais fácil manter um estilo de vida organizado.

2- VISUALISE SEU DESTINO Antes de jogar as coisas fora, visualize o estilo de vida que você deseja. Objetivos como “quero viver livre de lixo” ou “quero poder guardar as coisas” são muito amplos. Você deve pensar em termos concretos, tais como: “Eu quero viver como uma deusa, cercada de paz e beleza”.

Pense por que você quer viver da maneira que você imagina. Para cada resposta, pergunte-se “por quê?” Novamente. Por exemplo, se você quiser viver sem desordem para ter uma boa noite de sono, pergunte-se: “Por que eu quero dormir melhor?” Faça isso de 3 a 5 vezes. Quando você encontrar a resposta por que você quer tudo arrumado, você está pronto para seguir em frente.

3- TRAZ FELICIDADE? O ponto principal da filosofia de Marie é descartar o que não nos traz alegria. Dispor-se do que não usamos e não nos traz alegria não se trata somente de uma casa organizada, mas também do seu interior. Faça isso segurando o objeto na sua mão e perguntando a si mesmo “isso me traz a alegria?”Se você sentir que sim, então fica. Se sentir que nãoentão jogue fora.

Nota: Você deve tocar em cada item para que seu corpo possa reagir. Este não é um processo intelectual. É uma sensação física “sentida”, você deixa seu corpo e suas emoções te dizerem.

Atenção: Você não se desapega de roupas velhas para usar em casa? “Não me parece certo conservar roupa que não gostamos para andar pela casa. O tempo que passamos em casa é uma parte preciosa da vida. Seu valor não deve mudar porque ninguém está nos vendo”.

4- ARRUME POR CATEGORIA NÃO POR LOCALIZAÇÃO Ao invés de arrumar quarto por quarto, Kondo recomenda centrar-se em uma categoria. Por exemplo, roupa, você deve tirar todas as roupas de todos os armários e gavetas em todos os cômodos. Depois dividi-las em subcategorias, como esportivas e tops. Comece com a roupa, continue com os livros e papéis e objetos variados, e termine com os de valor sentimental. “Se reduzir suas posses nessa ordem, seu trabalho irá fluir com uma facilidade surpreendente”, ela afirma. “Ao começar com as coisas fáceis e deixar as mais difíceis para o finalpoderá melhorar pouco a pouco suas habilidades para tomar decisões, e assim terminará achando o trabalho simples”.

5- DESCARTE ANTES DE GUARDAR Você deve descartar primeiro. Não coloque nada fora até que tudo o que você vai descartar seja removido. Uma vez que você tenha terminado de descartar, Kondo então ensina como organizar. Mais uma vez, há uma ordem e simplicidade para isso e tudo tem o seu lugar, até mesmo os itens em sua bolsa! ( Ela ensina como arrumar gavetas e dobrar roupas de forma que você consiga visualizar melhor o que tem assim evita bagunçar tudo de novo sempre que procura algo)

6- NÃO É NECESSÁRIO GASTAR Ao contrário de muitos organizadores profissionais dizem, você não precisa de caixas específicaspara isso ou aquilo. Kondo acredita que “Se pode solucionar os problemas de armazenamento com coisas que já tem em casa. O objeto mais comum que eu uso são caixas de sapato vazias”.

7- ARRUMAR É ALGO PRIVADO Kondo diz que você deve arrumar sem deixar sua família vê-lo, e não deve descartar os pertences de outra pessoa sem a sua permissão “Recomendo especialmente aos meus clientes que evitem ser vistos por seus pais e familiares. Os pais ficam muito angustiados ao ver o que os filhos descartam. O volume das coisas pode fazer com que os pais se perguntem ansiosamente se seus filhos poderãosobreviver com o que restar”.