Dani Ruano - Art Déco, inspiração do século passado


Quase 100 anos depois de seu surgimento, o estilo Art Déco volta aparecer na decoração, trazendo suas cores pastéis e suas linhas circulares de volta a residências, em detalhes e pequenas dosagens. O estilo artístico decorativo (abreviação de arts décoratifs), surgiu na Europa na década de 1920, afetou as artes decorativas, a arquitetura, o design de interiores além das artes visuais, da moda, dapintura, das artes gráficas e do cinema.A Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, ocorrida em 1925 em Paris, pode ser considerada o auge do estilo.

Nesse padrão decorativo predominam as linhas retas ou circulares estilizadas, as formas geométricas e o design abstrato. A mescla referências de vários outros, como Bauhaus, construtivismo, cubismo e modernismo, e se caracteriza por uma estética de elegância, glamour e romantismo. Os cenários do filme ‘O Grande Gatsby’ temdecoração inspirada no movimento.


O estilo chegou ao Brasil no final dadécada de 1920, e teve força principalmente na arquitetura, alguns exemplos deste estilo são o Elevador Lacerda, em Salvador, o Teatro Carlos Gomes e Central do Brasil, no Rio de Janeiro, o Viaduto do Chá e o Estádio do Pacaembu,em São Paulo, entre outras edificações arquitetônicas. O Cristo Redentor do Rio de Janeiro é considerado a maior estátua Art Déco do mundo.

Por ser um estilo com traços bem característicos, o aspecto elegante da tendência está na combinação de objetos e o ideal é apostar em detalhes para a decoração do lar.

Dani Ruano é Pesquisadora e Consultora de moda
Siga-a em seu Instagram: burningdany