Policial

[Policial][bsummary]

Cultura

[Cultura][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Tecnologia

[Tecnologia][twocolumns]

Começa a reforma do antigo prédio da Delegacia


Um local histórico, bem no centro da cidade, chama a atenção pela sua beleza e grandeza, mas também preocupava pela seu estado de abandono, que durou cerca de 20 anos. A antiga delegacia de polícia e cadeia pública, ao lado da Praça Zequinha de Abreu e próxima ao Santuário de Santa Rita de Cássia está prestes a se tornar mais um atrativo na bela Estância Climática.

O Departamento Municipal de Obras, da Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro, deu início, nesta semana, às obras de revitalização do prédio da antiga delegacia. Obras que vinha sendo muito aguardada pela população local.

Com investimento de cerca de R$ 800 mil, recursos do Ministério da Fazenda, através da Caixa Econômica Federal,em convênio com o Ministério do Turismo, conquistado pelo prefeito, Leandro Luciano dos Santos, o local será transformado em museu e centro cultural. Com 675 metros quadrados, o prédio deve receber biblioteca, museu e um espaço para realização de eventos educacionais e culturais.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO

O Departamento de Obras informa a população que durante o período da reforma haverá mudanças no transito na rua Monsenhor Porfírio, lado da antiga Delegacia, que passará a ter mão única da Avenida Severino Meirelles até a Rua José Bonifácio. Também será proibido o estacionamento no trecho da Avenida Severino Meirelles, em frente a obra. O motivo é a colocação de tapumes de segurança no entorno do prédio. As mudanças começarão a valer a partida do dia 10 de julho.

HISTÓRIA

Estima-se que o prédio tenha cerca de 100 anos e funcionou como Pelotão da Policia Militar, Delegacia de Polícia, Cadeia Pública e Ciretran até a década de 1990, quando foi finalmente desativada. Em estado de abandono desde então, o prédio na Avenida Severino Meirelles se tornou um transtorno para a vizinhança.

Em 2014, após um intenso trabalho do governo municipal,finalmente o local pode receber uma destinação, isso porque a Fazenda Pública do Estado concedeu à Prefeitura a Permissão de Uso do imóvel, por tempo indeterminado. O documento foi assinado em dezembro daquele ano pelo prefeito Leandro Lu- ciano dos Santos e autorizada pelo então governador Geraldo Alckmin, por meio do Decreto 60.626, de 3 de julho de 2014.

O projeto é do Departamento Municipal de Obras e Infraestrutura, com apoio do Departamento de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo.