Cidade

[Cidade][bsummary]

Cultura

[Cultura][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Tecnologia

[Tecnologia][twocolumns]

Prefeito promulga Lei reconhecendo o dia 03 de maio de 1.888 como data de fundação do Distrito de Santa Cruz da Estrela


Na tarde de quarta-feira, dia 20 de junho, o Prefeito Leandro Luciano dos Santos convidou o Dr. José Geraldo de Oliveira e o Vereador Marcelo Simão para uma reunião na Prefeitura Municipal onde anunciou que a Lei no 3.417, de 19 de junho de 2018 que dispõe sobre a data de fundação do Distrito de Santa Cruz da Estrela, ficando reconhecida como data de fundação o dia de 03 de maio de 1.888, solicitada pelo Vereador, atendendo pedido do historiador Dr. José Geraldo, havia sido promulgada.

Na ocasião, a Lei Complementar no 115, de 06 de junho de 2018, que dispõe sobre a delimitação do perímetro da localidade Albinópolis (detalhes nas leis divulgadas nessa edição) também foi motivo de argumentação do Dr. José Geraldo, devido a importância da matéria.

O Dr. José Geraldo se manifestou sobre essas conquistas para nosso município, como vemos abaixo:

Quanto à Lei no 3.417 de 19/06/2018

Em solenidade realizada na Prefeitura Municipal, em 20/06/2018, ao receber das mãos do Sr. Prefeito Municipal, uma cópia da Lei no 3.417, com a assinatura original do Dr. Leandro Luciano dos Santos, e agradecendo pelo empenho dessa realização, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, ao Dr. Marcelo Simão e ao Sr. José Luiz Moda, disse o Dr. José Geraldo de Oliveira: “Agora está completo o meu trabalho de 52 anos de pesquisa consumidos para a escrita do livro História de Santa Rita do Passa Quatro, e estou regiamente recompensado pela obra lançada no dia 26/01/2018.”

De agora em diante, a comemoração do aniversário de Santa Cruz da Estrela, que vinha sendo realizada por iniciativa do Presidente da Câmara de então, o Sr. Márcio Barioni, em 09/07, a data da criação do Distrito Policial, poderá passar a ser comemorada em 03 de maio. Muito obrigado jovem Prefeito moço Dr. Leandro.

Quanto à Lei Complementar no 115, de 06/06/2018Disse o Dr. José Geraldo de Oliveira, ser muito oportuna a iniciativa do Dr. Leandro, e de real eficiência o estabelecimento do Perímetro Urbano de Albinópolis, fundado em abril de 1903, no dia 04 por Ato Civil da Câmara Municipal, e no dia 18, no aspecto eclesiástico ao ser benzida a Igreja de Santo Albino e a população daquela região, pelo Padre Moysés Nora, Vigário da Paróquia do Porto Ferreira. Houve época em que era cobrado o Imposto Territorial e Predial dos imóveis de Albinópolis, o que poderá ser feito de agora em diante, de modo correto.

E, cumprimentando o Dr. Leandro, por essa brilhante atitude, continua dizendo que o Povoado de Albinópolis se forma de 10 Ruas, 05 no sentido Leste/Oeste:

Rua Um – atual Rua Laércio Perotti
Rua Três – atual Rua Alceu Kiil
Rua Cinco - sem denominação
Rua Sete – atual Rua Benedito Rodrigues
Rua Nove – atual Rua Carlos Orsini

05 no sentido Sul/Norte:

Rua Dois - .sem denominação
Rua Quatro - sem denominação
Rua Seis – atual Rua Fortunato Andreguetto
Rua Oito - sem denominação
Rua Dez – atual Rua Manoel Demétrio

Praça da Matriz – atual Praça Júlio de Oliveira Santos Assim, havendo ainda quatro ruas sem denominação, pediu o Dr. José Geraldo de Oliveira, licença ao Dr. Leandro e ao Dr. Marcelo Simão, representante da Câmara Municipal, presente, para sugerir-lhes fosse dado os nomes de:
Rua Albino Alves Cardoso de Camargo, o Fundador de Albinópolis, à Rua Quatro
Rua João Baptista Rodrigues, à Rua Oito, e
Rua Benedito Pereira de Brito Filho, sepultado naquele dia 20, às 16:30 horas, à Rua Dois.

Muito grato ao Dr. Leandro, ao Dr. Marcelo, ao meu Neto Bruno, e à Patrícia Zamprogno pela foto e pela redação da reportagem.