Exposição de fotos sobre importância dos povos africanos segue até dia 30 de junho


Começou no último domingo (17/6) e segue até o próximo dia 30 de junho, sábado, em Santa Rita do Passa Quatro, aexposição fotográfica “África em Nós”. Promovida pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal, dentro da programação cultural do mês de junho, a mostra acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias (ACGE).

Organizada com uma rica coleção de fotografias que retratam a influência africana no cotidiano do povo brasileiro em diversos temas, como a herança africana na música, na gastronomia, na religiosidade, entre outros temas, a exposição acontece no Museu Zequinha de Abreu.

“África em Nós” é fruto de uma campanha de visibilidade que foi desenvolvida pela ACGE em 2009, na qual a entidade recebeu fotografias que caracterizam a África presente na cultura local. As melhores imagens selecionadas deram origem a um livro e hoje compõem a exposição que, desde 2010, tem percorrido as cidades do interior paulista.

A Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias tem como objetivo fomentar e disseminar políticas culturais voltadas aos segmentos negro, indígena, cigano, de mulheres; de pessoas com deficiências e LGBT. Desta forma, busca contribuir para promover a igualdade de direitos e quebrar preconceitos e paradigmas presentes na sociedade. Para dar visibilidade a esses segmentos, ACGE utiliza campanhas culturais de participaçãopopular, cuja finalidade é incentivar a produção cultural destaspopulações e resgatar sua história e sua cultura.

A exposição poderá ser visitada no Museu Zequinha de Abreu, que fica aberto ao público de segunda a sexta-feira,das 8h às 11h, e das 13h às 17h e aos sábados e domingos, das 9h às 12 horas.