Dani Ruano - Decoração e Design: Tendências do Salão do Móvel de Milão


No último mês de abril aconteceu 57a Salão do Móvel de Milão, evento internacional que mostra design e dita as próximas tendências em móveis e decoração, surgiu em 1961 e nessa edição contou com 1.750 expositores do mundo inteiro. Ele faz parte da Semana de Design Italiana, onde são apresentados tudo que é o mais importante do mundo no universo do design e decoração com o objetivo de promover a exportação italiana de móveis e complementos, e hoje é o ponto de referência mundial do setor de casa e mobiliário.

O evento trouxe muitas inovações e novidades em design e tecnologia, algumas fáceis aplicar nas nossas casas, como tendências em cor, e outras que a maioria da população terá acesso apenas em alguns anos.

À seguir, apresentamos algumas das novidades propostas pela feira:

1- Cozinha abertas, inteligentes e integradas com a natureza.

Não, não é pra reformar a cozinha, só se você quiser, ou puder. Agregar plantas ao ambiente sempre traz frescor à casa e se forem temperos, ainda melhor, pois além do aroma que deixam no ambiente podem ser utilizados na hora de cozinhar.

2- Prateleiras modulares a prova de som

O painel liso do estúdio Layer é feito de tecido reciclado e quando fechado funciona como isolamento acústico. Ele esconde um sistema de prateleiras100% flexíveis que podem ser abertas ou fechadasde acordo com o gosto e a necessidade do usuário.

3- Cores e misturas de estampas

Essa é uma das minhas preferidas, contrastando com o minimalista e sóbrio das outras tendências, vemos móveis coloridos, com cores fortes, mistura de estampas em quadros, tapetes e até móveis.

4- Decoração Modular

Em vez de comprar uma estante, vemos diversos nichos em seu lugar. Uma decoração simples e prática, podendo ser replicada fácilmente.

5- O Lar Responsivo

Já imaginou objetos da sua casa respondendo ao toque? Num futuro não muito distante, assim como seu celular sua casa vai responder ao seu toque ou sua voz! A Google montou uma instalação para mostrar como os dispositivos eletrônicos podem se tornar mais táteis no futuro, usando revestimento têxtil em seus aparelhos, além de eles criaram umacasa touch bem fofinha.

Seria meu sonho?

Fontes: Casa Vogue, Casa Claudia, Styllus.