Campanha de Câncer Bucal atendeu mais de 483 pacientes no Centro Odontológico


O Centro Odontológico Municipal Dr. Irineu De Gobi, de Santa Rita do Passa Quatro, promoveu, entre os dias 16 abril e 25 de maio, mais uma Campanha de Prevenção do Câncer Bucal. Preventiva e destinada especialmente aos idosos, a ação teve como objetivo de fazer a detecção precoce da doença.

Realizada pela equipe de dentistas do Centro Odontológico e coordenada pelo Carlos José Ramos, a campanha deste ano atendeu 483 pacientes. Deste total, 472 apresentaram os tecidos moles sadios, outros 10 apresentaram alterações sem suspeita de malignidade e apenas um apresentou alterações com suspeita de malignidade. Nos casos de necessidades, o pacientes foram encaminhados para tratamento.

Ainda de acordo com o balanço do Centro Odontológico, dototal dos atendidos, 347 são idosos com 60 anos ou mais; 97 pacientes com idade entre 40 a 59 anos, e 39 estão na faixa de 20 a 39 anos. Também do total de atendidos, 127 apresentaram necessidade a foram encaminhados para tratamento odontológico.

A Campanha de Prevenção do Câncer Bucal é promovida anualmente pelo Centro Odontológico Municipal e todos os pacientes são atendidos gratuitamente. Reformado recentementepela prefeitura, o local é considerado referência na região peloseu padrão de atendimento.

Tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta, o câncer bucal é uma doença grave que pode levar à morte se não for diagnosticada e tratada em seu estado inicial. Ele pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

O fumo e consumo de bebidas alcoólicas estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença, que também pode ser provocada pela falta de higie- ne, exposição excessiva ao sol, uso de próteses dentárias mal-ajustadas.