Cidade

[Cidade][bsummary]

Cultura

[Cultura][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Tecnologia

[Tecnologia][twocolumns]

Dani Ruano - Cabelos Naturais: O que é Low Poo e No Poo?


A maioria das mulheres já deve ter passado por essa cena, várias embalagens de shampoo no banheiro, usa dia um, dia outro e nada do cabelo sair vivo, bonito, brilhante e soltinho. As crespas e cacheadas, sofrem com as madeixas ressecadas pelas químicas usadas para domar os cabelos. Tanto produto pra nada, quem nunca pensou em jogar tudo fora e deixar o cabelo ao natural? 

Bem, depois de três tratamentos capilares por causa do stress, shampoos especiais caríssimos que deixavam meu cabelo mais murcho que maracujá velho, resolvi procurar outras técnicas e descobri os métodos Low Poo (pouco shampoo) e No Poo (sem shampoo). Em ambos, o objetivo é lavar os cabelos de maneira suave ou menos agressivo, excluindo ou diminuindo o uso de químicos como sulfatos, petrolatos e parabenos.

O que acontece é que os sulfatos presentes no shampoo comum fazem uma limpeza profunda nos fios, assim eles removem toda a oleosidade natural ressecando os fios, entanto os petrolatos criam uma camada protetora que acumula nos fios e os impede de receber as substâncias necessárias para continuar naturalmente saudável. Já os parabenos são conservantes para cosméticos e há muitas controvérsias sobre seu uso.

Sempre pensamos que a oleosidade capilar é sinônimo de sujeira, sendo que, na verdade, esta oleosidade contém diversos minerais que são benéficos aos fios, pois os hidratam e nutrem naturalmente. E o shampoo comum, retira essa capa para formar uma artificial.

No Low-Poo, a proposta é uso de produtos leves, livres de sulfatos, componentes agressivos que ressecam os fios. Já no método No Poo, também pode ser chamado de Cowash, é eliminado o uso de qualquer tipo de shampoo. Ué,mas como lavar o cabelo sem shampoo? A limpeza dos fios é feita apenas comchás e argilas, ou condicionadores leves (também sem derivados parabenos, petrolatos e silicones). Esse processo é indicado para cabelos cacheados,pois torna a limpeza menos agressiva e mantém a hidratação dos fios. (O meu cabelo é ondulado e super funcionou).

Nas duas técnicas, o cabelo leva um tempo leva um tempo para o fio se acostumar, pois já está adaptado ao uso de petrolatos e silicones, que o deixa mais macio e emoliente. Quando você deixa de usar essas químicas, consegue perceber o dano real que estava mascarado com o uso dos cosméticos, adquirindo uma aparência de seco e pesado, o que é passageiro, continuando o tratamento logo o cabelo se adapta e recupera sua hidratação natural.

Para entrar na onde não é difícil, apenas requer paciência e olho treinado para ler a composição dos produtos que você compra e disposição para tratamentos naturais e caseiros, muitos que podem vir do jardim de sua casa.

Saiba Mais: http://www.mundopoo.com.br/ - http://cacheia.com