Clarão no céu assustou moradores de Porto Ferreira, Descalvado, Santa Rita, Pirassununga e outras cidades da região


Moradores de Porto Ferreira, Pirassununga, Descalvado, Leme e Santa Rita do Passa Quatro ficaram bastante assustados após virem um grande clarão no céu, que foi seguido de estrondo, que chegou a causar tremores de terra em alguns pontos da região, chegando a atingir também São Carlos, Araraquara e Ribeirão Preto.

De acordo com o Portal BRAMON - Rede de Monitoramento de Meteoros no Brasil, as 21h42 da noite de quinta-feira, 24, foi um bólido que causou o grande clarão nos céus do Estado de São Paulo, seguido pelo estrondo e o tremor sentido por alguns moradores. Os bólidos ocorrem quando um meteorito ou meteoro entra em alta velocidade na atmosfera da Terra, ficando incandescente, e, essa ‘bola de fogo’, que temseu voo visível em um flashterminal luminoso, geralmente é seguido de uma explosão. Esse fenômeno é raro.

Postagens em redes sociais afirmavam que diversaspessoas teriam visto uma grande bola de fogo no céu e que um meteorito teria caído na cidade de Porto Ferreira, perto de uma fábrica de móveis, mas isso não foi confirmado até o fechamento dessa edição. Outros relatos diziam que as pessoas sentiram o tremor e as janelas e portas de suas casas sacudindo.

Em Santa Rita, os Bairros mais afetado foram o Jardim Bonanza e Planalto. Uma moradora afirma que viu um clarão no céu como se fosse uma bola de fogo, a qual veio a cair sentido Porto Ferreira e nesse momento os vidros, janelas e portas de sua casa tremeram. “Foi assustador o que vi e senti”, declara a moradora santarritense.