Centro Olímpico recebe etapa local da 11a Mostra de Foguetes


Em mais um apoio da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, o Centro Olímpico Sebastião Renato Zorzi recebeu no último dia5 de maio, sábado, a etapa local da 11a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

No evento, alunos de ensino fundamental e médioda EE Nelson Fernandes competiram entre si. A equipe vencedora do ensino fundamental foi formada pelos alunos Pedro HenriqueArimathéia Pereira, Rafael Leitão Lima, Vinicius Melo Pellegrino e Yaggo José Silveira, que alcançou a marca de 259,50 metros. No ensino médio, a equipe vencedora foi formada pelos alunos Álvaro Leitão Pellegrino e Andre Luis Juliate de Jesus, que lançaram seu fogueteà 297,60 metros. Todos os demais alunos participantes tiveram excelentes desempenhos, e o mais importante foi à cooperação que superou a competição entre as equipes, uma vez que, os alunos que estavam mais bem preparados auxiliaram e orientado os demais competidores.

O evento foi coordenado pelo professor Airton Aparecido Pelegrino e auxiliado pelo professor Antonio Otávio Pellegrino e contou com a presença da diretora da escola, Rosana Correia Borri, e da professora Catia Cardozo dos Santos. O prefeito Leandro Luciano dos Santos também compareceu para prestigiar o evento, acompanhado do vereador Kleber Alessandro Borotto e do diretor do Departamento Municipal de Esportes e Turismo, Antonio Arnaldo Reatto Santos.

A EE Nelson Fernandes tem grande tradição em participar de Olimpíadas Científicas e com muitas conquistas. Sua primeira participação na MOBFOG ocorreu em 2008, já coordenada pelos professores Antonio Otávio e Airton Aparecido Pellegrino. O evento ocorreu no pátio da escola, com foguetes de garrafa PET construídospelos alunos, o melhor lançamento da época foi12 metros. Mesmo com abaixa distância o campeonato despertou o interesse dos alunos em pesquisar e melhorar seu desempenho na competição.

Nos anos seguintes,2009, 2010 e 2011, o evento continuou a ser realizadonas dependências da unida- de escolar. Devido ao preparo dos alunos e a aquisição de novos conhecimentos,em 2012, os professores organizaram o campeonato no Campo da Cinelândia, ano em que alunos do ensino médio conquistaramíndice acima de 100 metros de distância e a equipe formada pelos alunos Gabriel Moscardini, Guilherme Augusto da Silva Roberti, Leonardo Belini e Reynaldo Donizetti Nepomucena e orientada pelo professor Antonio Otavio, foi convidada a participar da 9a Jornada de Foguetes em Barra do Piraí (RJ), e conquistou seu primeiro troféu de campeã brasileira.

A partir de 2012, a EE Nelson Fernandes sempre presente na Jornada de Foguetes desenvolveu novas técnicas e melhorias na aerodinâmica, sempre compartilhada entre os alunos. No ano de 2015, por questão de segurança, uma vez que se faz necessário uma local amplo e com área de escape, contando com o apoio da Prefeitura Municipal, o campeonato passou a ser no Centro Olímpico.