Policial

[Policial][bsummary]

Cultura

[Cultura][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Tecnologia

[Tecnologia][twocolumns]

Campanha de prevenção ao câncer bucal segue até dia 25 de maio


O câncer bucal é uma doença grave que pode levar à morte se não for diagnosticada e tratada em seu estado inicial. Com atividade de prevenção, o Centro Odontológico Municipal Dr. Irineu De Gobi, de Santa Rita do Passa Quatro, está realizando mais uma campanha no município.

Iniciado no último dia 16 de abril, segunda-feira, a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal segue até o dia 25 de maio, no Centro Odontológico Municipal (ao lado do Tiro de Guerra), no horário das 7h30 às 9h e das 13h às 15 horas, de segunda a sexta-feira. O público alvo da campanha são especialmente os idosos.

Com objetivo de fazer a detecção precoce de câncer bucal, a campanha será realizada pela equipe de dentistas do Centro Odontológico, que irá examinar os pacientes e encaminhá-los para tratamento, caso necessário.

Câncer bucal são tumores que acometem a boca e parte da garganta. A doença pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. O fumo e consumo de bebidas alcoólicas estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença, que também pode ser provocada pela falta de higiene, exposição excessiva ao sol, uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Comandada pelo Coordenador Administrativo do Centro Odontológico, Carlos José Ramos, a campanha de 2017 atendeu gratuita- mente 471 pacientes. Deste total, 443 apresentaram os tecidos moles sadios, outros 24 apresentaram alterações sem suspeita de malignidade e apenas quatro apresentaram alterações com suspeita de malignidade. Nos casos de necessidades, os pacientes foram encaminhados para tratamento.