Testamos as tecnologias e a potência do Novo Ford Fiesta


Para acompanhar o andar — e o correr — dos recursos de tecnologia dos automóveis atuais, pude conferir de perto o New Fiesta SEL 1.6, gentilmente cedido pela Ford, para que pudesse conhecer de maneira direta os seus recursos tecnológicos, o SYNC 3 e, é claro, acelerar — dentro dos limites da lei de trânsito — com o nosso amigo, que tem 1.6 Sigma TiVCT e conta com 128 cavalos o empurrando pelas ruas e estradas país afora.

O carro não traz mudanças drásticas em seu desenho, mas uma interessante atualização incluiu um novo para-choque, mais agressivo e esportivo, com grade inspirada levemente no novo Ford GT, além de contornos mais nervosos.

O Fiesta se apresenta como um dos mais bonitos de sua categoria, aproveitando seus traços para propor esportividade e agressividade para atrair um público específico: jovens que podem comprar um automóvel neste valor (os preços variam entre R$56.690 e R$75.190, na versão Titanium) e que querem um toque a mais de exclusividade e esportividade, mesmo que pouco, comparado aos seus concorrentes.

Com as novidades, é possível sim dizer que o Fiesta se comporta muito bem na rua. Usei a versão automática do SEL, e os aspectos principais de um carro, que são segurança, facilidades ao dirigir e consumo, se apresentam muito bem por aqui.

Uma das grandes novidades deste novo Fiesta é a inclusão do SYNC 3,  que fica ainda melhor quando o smartphone é conectado no carro. Usando um iPhone, o CarPlay funcionou de maneira extremamente satisfatória, com os aplicativos compatíveis sendo espelhados na tela. Assim, o WhatsApp fica extremamente funcional com a possibilidade de ouvir e ditar mensagens, o Waze fica bem mais prático de ser utilizado e o Spotifyfunciona muito bem, seja com músicas previamente baixadas do Premium, ou tocadas via 4G. O mesmo vale pro TuneIn, que acompanha rádios de vários lugares.

De maneira geral, a Ford apresenta ótimos recursos com seu sistema, e ainda conta com um terreno incrível para explorar. Além das funções já apresentadas, elementos que acompanham o nosso dia a dia podem ser estudados, implementados e acompanhados. O veículo atinge um público que adora tecnologia e desempenho, e tem tudo para agradar esse seleto grupo.