Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Tecnologia

[Tecnologia][twocolumns]

Santa Rita do Passa Quatro foi palco da maior feira florestal dinâmica do mundo em 2018


O mercado florestal brasileiro é um dos poucos que não servem como termômetro para a economia do país. Na contramão da recessão econômica e escândalos políticos, o setor exportou no ano passado mais de US$ 7,7 bilhões, apenas com celulose, papel e painéis de madeira. A marca significa um crescimento de 11% em relação a 2016.

Condições excelentes - Com condições edafoclimáticas excelentes o Brasil desponta no cenário internacional de pro-dução florestal. Isto porque duas espéciesexóticas - pinus e eucalipto - se adaptaram muito bem no país. A área territorial do Brasil é de 8.516.000 km2 (ou 2,104 bilhões de acres). De acordo com a Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), principal entidade representativa do setor no país, apenas 7,84 milhões de hectares (ou 19,373 milhões de acres) estão ocupados com florestas plantadas. Isto corresponde a 0,92% de todo o território. As espécies de pinus e eucalipto representam a grande maioria das árvores plantadas, mais de 90%. As coníferas (pinus) estão em 20% das áreas plantadas. As folhosas (eucalipto) em 71%.

Crescimento - O rápido crescimento das espécies de pinus e eucalipto em terras brasileiras é o principal fator que motiva o cultivo, pesquisa e investimentos nestas espécies. Em 2016, o Brasil liderou o ranking global de produtividade florestal, com uma média de 35,7 m3/ha ao ano para os plantios de eucalipto; e30,5 m3/ha ao ano nos plantios de pinus,de acordo com as informações reportadas pelas principais empresas do setor. Em média o ciclo produtivo do eucalipto é de 7 anos e do pinus, 15.

EXPOFOREST - Para apresentar este promissor mercado a investidores do mundo todo, mostrar o que a silvicultura brasileira tem de melhor e atrair as novidades dos principais países produtores de madeira, foi criada a Expoforest - Feira Florestal Brasileira. A quarta edição damaior feira florestal dinâmica do mundo em 2018, que aconteceu entre os dias 11 e 13 de abril, em Santa Rita do Passa Quatro. O evento foi realizado em uma área da International Paper, de 200 hectares com plantações de eucalipto clonal.

A Expoforest é uma feira florestal dinâ- mica que na edição de 2014 contou com 208 empresas apresentando máquinas, equipamentos e tecnologias utilizadas na produção de madeira proveniente de florestas plantadas. No total, 25.107 visitantes do segmento florestal do Brasil e de outros 27 países passaram pela feira. Mais de US$ 48 milhões foram fechados em negociações comerciais. A organização da Expoforest é da Malinovski.

Calendário global - Realizada a cada quatro anos, a Expoforest está no calendário global dos principais eventos setoriais do mundo. "Acreditamos que a realização da Expoforest 2018 será nova- mente uma oportunidade para reunir toda a cadeia produtiva da madeira e mostrara força do setor florestal para o Brasil e o mundo", comenta Jorge R. Malinovski, diretor geral da empresa organizadora, que leva seu nome.

Cerca de 230 empresas participaram da feira e apresentaram lançamentos, tecnologias e tendências para toda a cadeia produtiva da madeira. De acordo com a Malinovski, mais de 30 mil visitantes do Brasil e países com históricoflorestal foram esperados nos três dias do evento.