Red Bull promove no Brasil seletiva para campeonato mundial de Cubo Mágico



Entre tantos torneios, seja de esportes tradicionais, ou com o eSport, chegou a hora de vibrar com um tipo de campeonato, no mínimo, diferente. É que a Red Bull está promovendo o primeiro campeonato mundial de cubo mágico, no qual, os mais habilidosos com os famosos cubos poderão testar suas capacidades disputando contra outras pessoas o título de "melhor montador de cubos do mundo".

Chamado de Red Bull Rubik’s Cube World Championship, o torneio será realizado em Boston, nos EUA, em setembro, e seletivas escolherão quem terá o direito de disputar o mundial. O Brasil terá representantes no torneio, com uma etapa das qualificatórias, que acontecerá no dia 19 de maio, na Fecap(Unidade Liberdade), e já é possível se inscrever gratuitamente através deste link.

Além do Brasil, Índia, Reino Unido, Japão e outros, que somam quinze países, selecionarão os seus representantes. No caso dos brasileiros, os interessados participarão da seletiva em São Paulo, com quatro categorias: Speed Cubing Misto e Feminino, que decidirá quem resolve o cubo no menor tempo possível; o Fastest Hand, que é para quem consegue montar o cubo primeiro usando apenas uma mão; e o Re-Scramble, que ao contrário de resolver, exige que os participantes precisem embaralhar o cubo de maneira idêntica ao modelo que será apresentada. Todas as disputas serão 1x1, ou, no mano a mano.

Os participantes terão um alto nível em montagem de cubos pela frente. O recorde de montagem mais rápida é do sul-coreano SeungBeom Cho, que montou o cubo em apenas 4.59 segundos. O torneio da Red Bull aceitará participantes com 16 anos ou mais, e que receberão o ok da equipe após sua inscrição, pois os convites são limitados. O Rubik’s Cube, ou, para nós, o cubo mágico, foi inventado pelo professor húngaro Erno Rubik em 1974 e, de lá pra cá, se tornou o “quebra-cabeça” mais vendido do mundo.