Pesquisa diz que viajar faz com que as mulheres se sintam mais confiantes


A companhia de viagens Trafalgar, revelou uma nova pesquisa focada em entender os efeitos empoderadores que as viagens causam no sexo feminino. Foram entrevistadas mais de mil mulheres entre 18 e 60 anos de idade, residentes dos Estados Unidos, para descobrir como viajar pode inspirá-las, e quais motivos levaram elas a essa escolha.

Grande parte das mulheres, 75% especificamente, alegam que quando viajam sentem-se mais fortes, mesmo com os possíveis empecilhos que possam acontecer. Além disso, mais da metade das mulheres que viajam (51%) se consideram feministas, com a vasta maioria acreditando que as viagens realizadas às tornaram mais independentes.
Razões que inspiram o sexo feminino a viajar

Viagens são extremamente benéficas para qualquer gênero, porém, para 66% das mulheres a principal vantagem é a possibilidade de fortalecer laços familiares ou com pessoas que ama. Em segundo lugar, para 52% das mulheres está o fato de que viajar possibilita uma pausa na rotina. Logo em seguida, figuram a celebração de alguma conquista (36%), a reflexão sobre a vida e a busca por crescimento pessoal (32%), o aprendizado de novos assuntos (31%), e por último, testar limites pessoais (17%).

No entanto, as mulheres também medem os riscos na hora de viajar. De forma que, muitas delas, disseram que sentem-se inseguras para embarcar em uma nova viagem, devido a fatores como medo do desconhecido, questões relacionadas à violência ou outros fatores.

Mas apesar desses empecilhos, o público feminino segue persistente em busca de novas experiências. Entre as emoções mais almejadas nas viagens, segundo às mulheres, está a vontade de se inspirar (69%), relaxar (78%), aventurar-se (48%), entrar em contato com diferentes culturas (40%).

A pesquisa mostra também que 1 em cada 3 mulheres, afirmam que após viajar, sentem que podem conquistar qualquer objetivo.

Todos estes números indicam que viajar é um dos exercícios mais eficazes de auto conhecimento, abrindo nossas mentes para diversas experiências. E em meio à uma cultura muitas vezes machista e opressora, mergulhar em novos desafios nos ajuda a reafirmar quem somos e o nosso valor.
Mais felicidade que o casamento

De acordo com pesquisa realizada pelo site de viagens Booking.com, com cerca de 17 mil pessoas, de 17 países diferentes, 49% se sentiram mais felizes em suas viagens do que nos dias de seus próprios casamentos. E para 51%, viajar é mais prazeroso do que sair com seus companheiros(as).