Policial

[Policial][bsummary]

Cultura

[Cultura][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Tecnologia

[Tecnologia][twocolumns]

Lago da Praça Zequinha de Abreu ganha mais peixes


Quem tem mais de 30 anos, seja morador ou visitante usual de Santa Rita do Passa Quatro, deve se lembrar dos peixes ornamentais da Praça Zequinha de Abreu, no entorno da Concha Acústica, alegrando sua infância. O hábito comum entre as famílias era levar as crianças para ver peixinhos, nos passeios pela praça, saboreando uma pipoca e se divertindo no amplo espaço do local.

Agora, a magia da praça está de volta. Novidade para as crianças e uma viagem ao passado para os adultos. O laguinho da Praça Zequinha de Abreu ganhou mais peixinhos e peixões. Na última segunda-feira, a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Meio Ambiente, soltou no lago mais 10 carpas grandes, 50 da espécie kinguios e mais 100 da espécie platis. Os novos peixinhos estão fazendo companhia para as 11 carpas e os cerca de 20 kinguios que já estavam no lago.

O trabalho foi acompanhado de alunos do Caic, que ajudaram a colocar os peixes para nadar e embelezar o local. O processo não é muito simples. Antes, houve um trabalho de climatização, igualando as temperaturas das águas dos sacosplásticos onde os peixes foram transportados, com a do lago.Também houve um processo para igualar o pH (percentual hidrogeniônico) – escala que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade do líquido, influenciando na sua – para só depois acontecer a soltura propriamente dita.

O Prefeito Leandro Luciano dos Santos acompanhou o trabalho, que é mais uma etapa de um processo de revitalização da Praça Zequinha de Abreu, que abriga a majestosa Igreja Matriz, hoje Santuário de Santa Rita de Cássia. O trabalho iniciado em2016, contou com jardinagem e instalação de novos bancos, e será concluído em breve, com a reforma e construção de novos banheiros públicos abaixo da Concha Acústica. “Assim nosso turismo avança e nossa população ganha mais uma opção de lazer”, disse o Prefeito.