Faltam duas semanas para o Circuito Sesc de Artes; confira a programação local


Dentro de duas semanas, Santa Rita do Passa Quatro volta a receber o evento considerado um dos maiores do gênero no Estado de São Paulo e do Brasil. O 10o Circuito Sesc de Artes chega a cidade pela segunda vez, propagando a “arte na rua para todos”.

No período de 6 a 22 de abril, 120 cidades do estado de SP, irão apresentar os 14 roteiros culturais, com 110 trabalhos, envolvendo 400 artistas, somando 600 horas de programação.

Santa Rita foi contemplada pelo Roteiro 1, com atrações de dança, circo, música, literatura, cinema e artes visuais (confira a programação a seguir). O evento na cidade acontece no dia 8 de abril, domingo, a partir das 16 horas, na Praça Poeta Mario Mattoso (Estação). Todas as atividades são gratuitas.

Esta é a segunda vez que Santa Rita recebe o evento, graças a parceria entre Prefeitura Municipal, através do Departamento de Cultura e Turismo, e Sesc São Carlos. A primeira edição local aconteceu 2016, também no mês de abril, quando a Praça da Estação recebeu grande quantidade de público durante toda a programação.

Além de Santa Rita, outras cinco cidades, atendidas pelo Sesc São Carlos, entre elas, Porto Ferreira e Brotas.

O CIRCUITO

Projeto itinerante desenvolvido desde 1998 pelo Sesc SP, o Circuito Sesc de Artes busca a circulação de espetáculos e intervenções artísticas por diversas cidades do Estado de São Paulo. A programação é gratuita, voltada para todas as idades, e ocorre em espaços públicos, em parceria com as prefeituras e sindicatos do comércio.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

CIRCO | Carta Branca - Cia. do Relativo (SP) - Inspirados por linguagens contemporâneas, quatro artistas ocupam e transformam o espaço vazio com bancos, bolas e tábuas de madeira, que passam a voar pelos ares e deslizar pelo chão. Danielle Siqueira, Victor Abreu, Otavio Fantinato e TássioFolli combinam elementos do circo, como malabarismo e acrobacias, com dança e música executada ao vivo. Oficina de Circo| Malabarismo Possível - Com a mediação dos artistas, o público participa de jogos cooperativos em sete instalações especialmente desenvolvidas para propiciar uma iniciação a diversas técnicas de malabarismo.

ARTES VISUAIS | Serigrafia Pop Art - Quiosco Cultural (SP) - Oficina sobre a técnica da serigrafia com temática especial da pop art, movimento artístico que teve seu auge nos anos 1960 nos Estados Unidos e na Inglaterra. Os participantes vão conhecer a técnica, experimentar a impressão em papel e tecido e criar peças com inspiração na pop art e também em ícones brasileiros.

DANÇA | Performances Fabu-losas - Carolina Velasquez (SP) - Os Fabulosos são seres criados pela artista plástica e performer Carolina Velasquez que mistura elementos humanos, animais e da fantasia. Junto com Mainá dos Santos e Iara de Souza, o público é convidado a interagir com os Fabulosos, brincar com tecidos e bexigas ao vento e com a própria respiração, em um exercí-cio coletivo de dança, movimento e improvisação. Laboratório de Performances Fabulosas - Os participantes recebem palavras-chave e iniciam uma sequência de jogos teatrais com o objetivo de sensibilizar-se ao próprio corpo e ao grupo. Vestindo as máscaras e roupas dos Fabulosos (seres criados pela artista que misturam elementos humanos, animais e da fantasia), cada um poderá criar gestos e movimentos baseados em seu dia a dia ou na livre imaginação, em uma grande brincadeira.

LITERATURA | Leia - Bibliotecana Praça - Muda Práticas Culturais e Educativas (SP) - O espaço que recebe o Circuito Sesc de Artes também ganha uma biblioteca ao ar livre, com bancos e almofadas, além de uma seleção de livros especialmente escolhidos. O público poderá, inclusive, fazer a troca de livros e levar um exemplar para casa, desde que deixe outro nas estantes.Escuta Aí & Conta um Cuento? - As Meninas do Conto (SP) - O grupo paulista de contadoras de histórias apresenta duas ações que permitem grande interação com a plateia. Em “Escuta Aí”, elas fazem intervenções com poemas, quadrinhos, canções e adivinhações, enquanto “Conta um Cuento?” tem histórias e músicas tradicionais de países latinos como Venezuela, Costa Rica, República Dominicana e também do Brasil.

TECNOLOGIAS E ARTES | Realidade Virtual - Em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - Com cinco filmes, o público é convidado a experimentar essa tecnologia imersiva que abre possibilidades de novas formas de contar histórias. Neste formato o espectador é o protagonista da ação, construindo seu ponto de vista sobre o filme.

MÚSICA | Moacyr Luz & Samba do Trabalhador (RJ) - O Samba do Trabalhador é uma tradicional roda de samba realizada às segundas-feiras na zona norte do Rio de Janeiro e comandada pelo cantor, músico e compositor Moacyr Luz. Com mais de 100 músicas gravadas por artistas como Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Maria Bethânia e Beth Carvalho, ele vai comandar uma roda de samba completa no Circuito Sesc de Artes.

SERVIÇO:
CIRCUITO SESC DE ARTES 2018
- SANTA RITA - DIA 8 DE ABRIL, DO-MINGO, NA PRAÇA POETA MÁRIO MATTOSO (ESTAÇÃO) - DAS 16H ÀS 21H30 - GRÁTIS. A programação completa está na internet: sescsp. org.br/circuitosescdeartes