Cidade

[Cidade][bsummary]

Policial

[Policial][bsummary]

Mulher

[Mulher][bsummary]

Eventos

[Eventos][twocolumns]

Museu apresenta exposição com xilogravuras de Argemiro Octaviano


Material de divisórias, madeira processada que não foi retirada do meio ambiente, se torna matéria prima para obras de arte nas mãos do entalhador santarritense Argemiro Octaviano. Algumas destas obras estão em exposição no Museu Zequinha, de Santa Rita do Passa Quatro, a partir a da próxima semana.

Os trabalhos foram desenvolvidos a partir da evolução da sua habilidade na confecção de clichês (matrizes em madeira paraimpressão tipográfica) descoberta ainda nos anos de 1970. Os clichês ilustravam os jornais locais “Gazeta de Santa Rita” e “O Santarritense” nas capas de edições especiais, especialmente de Natal.

Hoje aposentado como gráfico, Argemiro ampliou seus conhecimentos em técnicas diferentes. Atualmente o artista possui trabalhos na Itália, em Moçambique (África) e em capelas de Santa Rita, Descalvado e em Piabetá (Baixada Fluminense - RJ).

Argemiro também já participou de várias exposições individuais e coletivas, no Museu Histórico e Pedagógico Zequinha de Abreu, na abertura do Museu do CAIS-SR, agências bancárias, na Cervejaria Kaiser, em Araraquara e na Inauguração do Museu Público Municipal de Descalvado.

O artista também é historiador e autor dos livros “I Nostri Vecchi Ci Raccontavano...”, história da família Otaviano, traduzido para o idioma italiano a pedido da prefeitura de Suzegana, cidade italiana de onde originou a família; “Por um dom de Deus se chama João”, história do Monsenhor João Batista Pimenta de Souza; “Eredià - ...al Signore... la famiglia... al lavoro” sobre a imigração italiana como parte de nossa história; “Fatos, contos, causos e personagens inesquecíveis da História de Santa Rita do Passa Quatro” e “História da Construção da Nova Igreja Matriz de Santa Rita”.

A exposição ficará aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 8h às 16 horas, aos sábados e do- mingos, das 8h às 12 horas, até o mês de abril.