Em entrevista, Presidente da Câmara Lucas Comin faz balanço de 2017



Através de entrevista exclusiva para o Jornal O Santarritense, o Presidente da Câmara Municipal Lucas Comin falou sobre os trabalhos legislativos de 2017. Para Lucas, o destaque foi a aproximação da Casa de Leis com a nossa população. Confira abaixo.

Jornal O Santarritense - Como foi para a Câmara Municipal o ano de 2017?

Presidente da Câmara Lucas Comin - Ao fazermos um balanço do ano que terminou, vemos que foi um período de muito trabalho e desafios. 2017 iniciou com uma nova composição na Câmara Municipal, 9 Vereadores eleitos que desde o início vem trabalhando em prol de atender os seus segmentos e a cidade como um todo. Claro que todo início requer um período de adaptação para "entrosar o time". E assim foi ao longo do ano onde tivemos um intenso trabalho legislativo, com mais de 85 Projetos de Leis em tramitação, além de Projetos especiais que a Câmara realizou com a finalidade de aproximar a população do Poder Legislativo, debatendo assuntos atuais e de grande relevância sociocultural.

J.O.S. - Até o momento, qual foi a principal marca de sua gestão?

Presidente Lucas – Podemos responder essa pergunta abordando dois fatores: um é a aproximação da população com o Poder Legislativo, criamos no ano passado a Ouvidoria da Câmara Municipal, um canal permanente de diálogo e comunicação com a população. Ainda na dinâmica de aproximar a Casa de Leis com o povo, promovemos Seminários e Eventos Culturais, entre eles destacamos a Mostra Cultural Tico Tico no Fubá, foi registradando a presença de mais de mil pessoas.

Outro fator que apresentou grandes resultados em 2017 foi em relação as questões da administração dos recursos da Câmara Municipal. Nesse ponto destaco o trabalho responsável dos funcionários da Casa que nos auxiliaram para que no final do exercício de 2017 pudéssemos ter a expressiva marca de 992 mil reais de economia que possibilitou a devolução de recursos para a Prefeitura Municipal.

J.O.S. - Quais foram as prioridades?
Presidente Lucas – Sempre falo que tive a grande sorte de iniciar na política na legislatura 2013-2016. Foi um momento de grandes avanços para a nossa cidade, mas acima de tudo foi uma experiência que nos ensinou que o diálogo e a estabilidade institucional são fatores importantíssimos para o andamento da cidade. Nesse período destaco o bom trabalho e relacionamento dos Vereadores, em especial dos Presidentes Dr. Domingos Antônio de Mattos e Paulinho Missiatto.

Assim em 2017 a grande prioridade foi a manutenção desse ambiente favorável ao município e foi o que fizemos com a colaboração de todos os Vereadores atuais e a disposição ao diálogo, sempre mostrada pelo Prefeito Leandro e pela Vice Maria Rita conseguimos ter um terreno fértil para os debates e os trabalhos da cidade.

J.O.S. - E o momento mais difícil de 2017?

Presidente Lucas – Esse período pede responsabilidade e acima de tudo exige que os representantes tenham uma postura franca e clara, especialmente nos momentos de dificuldade. Em várias situações fomos demandados por segmentos da comunidade, mas diante das dificuldades talvez não conseguimos atender todas as expectativas. Mas trago comigo sempre uma frase do Governador Mario Covas: “É melhor ser político dizendo um "não" dialogado do que um "sim" que não será cumprido” e assim procuramos fazer.

J.O.S. - Quais as preocupações em relação à política, já que teremos eleições neste ano?

Presidente Lucas – Vivemos um momento de grande incerteza e segundo a última pesquisa do Datafolha vemos que o eleitor está desnorteado diante do cenário político, mas temos a esperança, uma vez que as grande transformações ocorrem nos momentos posteriores à grandes dificuldades.

De maneira pessoal no âmbito nacional espero que consigamos através do voto eleger um representante capaz de unificar o país e que tenha ambiente para dar sequência as grandes reformas que o Brasil necessita. Pensando no âmbito municipal, tenho convicção que a nossa população através da participação democrática, mais uma vez reconhecerá o trabalho dos deputados que têm compromisso com a nossa cidade, temos que evitar a pulverização dos votos e concentrar esforços para aqueles que vem destinando recursos e conquistas para Santa Rita do Passa Quatro como.

J.O.S. - Fique à vontade para usar este espaço para outras declarações.

Presidente Lucas – Primeiro gostaria de agradecer ao Jornal O Santarritense pela oportunidade e o convite dessa entrevista. Na nessa oportunidade também gostaria de destacar o trabalho em conjunto da Câmara Municipal no decorrer do ano que passou e certamente em 2018 assim permaneceremos. Agradeço os Vereadores Amadeu Aparecido Lourenço, Hermelinda Rani, Juliana Garcia Lorencetti, Kleber Borotto, Luiz Carlos Bariotto, Marcelo Simão, Paulinho Missiatto e Paulinho Linares pelo trabalho que juntos estamos realizando, sempre falo que todos os 9 Vereadores tem colaborado muito com nossa cidade, cada um ao seu jeito, traz a tona questões importantes que proporcionam a melhoria para nossa população. Agradeço de modo especial a nossa população que vem tendo na Câmara Municipal um ponto de convergência dos interesses da cidade, participando de maneira democrática e propositiva.