Prefeito de Santa Rita é eleito Vice-Presidente da Aprecesp



O Prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Leandro Luciano dos Santos, foi eleito como Vice-Presidente da nova Diretoria Executiva e da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo). A eleição e posse aconteceram no último dia 18 de janeiro, quinta-feira, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Trata-se da primeira vez que o município é representado na vice-presidência da entidade que representa as 70 estâncias paulistas.

O novo presidente da Aprecesp, também eleito e empossado, é o Prefeito do município de Itanhaém Marco Aurélio Gomes dos Santos, que recebeu o cargo do seu antecessor Fernando Fiori de Godoy, prefeito de Holambra. Com a eleição, o Prefeito santa-ritense concluiu um ano de muitas atividades como 2o secretário da entidade, cargo que exerceu em 2017.

A cerimônia contou com a presença da Vice-Prefeita Maria Rita Mondin de Oliveira e dos vereadores Lucas Comin Loureiro (Presidente da Câmara) e Marcelo Simão, que foram prestigiar a eleição e posse da nova diretoria.

O evento também recebeu o Presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, o Secretário Estadual de Turismo, Fabrício Cobra Arbex, o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Deputado Cauê Macris, os deputados estaduais Edmir Chedid e Márcio Camargo, e além de prefeitos de Municípios de Interesse Turístico (MITs) e de potencial turístico, secretários e gestores de turismo municipais, entre outros.

O Presidente da Embratur, que estava representando o ministro do Turismo, Marx Beltrão, destacou que a Aprecesp é “a maior entidade do setor no Brasil”. Ao destacar o potencial ainda inexplorado do turismo, Lummertz destacou recente reunião com o Governador Geraldo Alckmin e com o secretario de Turismo, na qual foram discutidas ações e iniciativas para impulsionar o turismo no Estado. “São Paulo já conta com uma legislação inovadora em prol do turismo, que serve de referência para outros estados. Trata-se do maior pólo emissor de turistas do País, com inúmeros atrativos no interior e litoral, que tem tudo para multiplicar o número de turistas nacionais e estrangeiros”, disse.

O secretário estadual de Turismo, que também representou o Governador, ressaltou o trabalho conjunto entre o Governo do Estado, a Alesp e entidades como a Aprecesp, no sentido de agilizar os repasses dos recursos Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). “Num curto período de quatro meses, conseguimos com que 100% das estâncias e 51 MITs assinassem seus convênios Dadetur”, afirmou. “Para este ano o desafio é assinar todos os convênios até abril, em virtude do calendário eleitoral”, finalizou.

O Prefeito de Holambra, ao transmitir o cargo para o sucessor, destacou o orgulho e o sentimento de dever cumprido a frente da entidade. “Diante de tudo que realizamos ao longo de 2017, todas as dificuldades enfrentadas e as conquistas realizadas, sinto-me honrado por ter tido a oportunidade de presidir a Aprecesp”, declarou.

O Presidente eleito agradeceu os colegas e destacou os desafios de presidir a Aprecesp.

“Não mediremos esforços e empenho para que o turismo paulista se consolide como um importante segmento econômico, de fundamental importância na geração de empregos, renda e desenvolvimento em nossos municípios paulistas”, disse o novo Presidente.

Vice-Presidente empossado, o prefeito santa-ritense destacou que pela primeira vez na história da Aprecesp foram assinados todos os convênios do ano, totalizando R$ 227 milhões divididos entre os municípios beneficiados. Foram 246 convênios firmados, número bem superior os 96 de 2015 e 171 de 2016. “Quero agradecer aos 70 prefeitos das estâncias pela oportunidade de ocupar o cargo de vice-presidente da principal associação de turismo do Brasil, a Aprecesp, e também à população santa-ritense que, se não tivesse acreditado em nosso trabalho nas eleições de 2016, eu não estaria ocupando esse posto que será de grande relevância para deixar nossa maravilhosa cidade cada vez mais conhecida”, disse o Prefeito.

O Prefeito esclarece também que seu cargo na Aprecesp não irá impedi-lo de cumprir suas atividades na administração municipal, ao contrário, com maior representatividade, deverá até ajudar especialmente na busca e conquista de recursos para investimentos.

A posse da nova diretoria acontece em um bom momento para o turismo paulista, quando as estâncias e MITs estão ganhando mais destaque e importância no desenvolvimento do setor no Estado de São Paulo. A próxima reunião de Prefeitos da Aprecesp Turismo Paulista, marcada para os dias 2 e 3 de março, na estância de Serra Negra. 

CONFIRA QUEM É A DIRETORIA EXECUTIVA DA APRECESP

Presidente: Marco Aurélio Gomes dos Santos (Prefeito de Itanhaém). 
Vice-Presidente: Leandro Luciano dos Santos (Santa Rita do Passa Quatro).
1o Secretário: André Eduardo Bozola de Souza Pinto (Socorro). 
2o Secretário: Clodomiro Correia de Toledo Jr. (Santo Antonio do Pinhal).
1o Tesoureiro: Fernando Fiori de Godoy (Holambra).
2o Tesoureiro: Gabriel dos Santos Oliveira Rosa (Cananéia). Conselho Fiscal: Marco Antonio de Oliveira (Morungaba), Aristides Silva Goes (Nuporanga), Ademir Maschio (Santa Fé do Sul), Edson Rodrigo de

Oliveira Cunha (Prefeito de Monte Alegre do Sul), Paulo Sergio Barboza de Lima (Águas de São Pedro) e

Modesto Salviatto Filho (Brotas).